HERÓIS DA NUTRI VENTURES NOS REFEITÓRIOS ESCOLARES

A pensar na problemática da alimentação saudável, a série de animação infantil Nutri Ventures juntou-se à empresa ITAU, que serve refeições escolares, para educar, pela primeira vez, os alunos, professores e pais de 30 escolas de todo o país. No distrito do Porto, a iniciativa está a ser implementada junto de 4.600 alunos do Agrupamento de Escolas do ensino pré-escolar e 1º Ciclo do município de Valongo e no Colégio de Gaia.

O objetivo é que os mais novos adotem hábitos alimentares saudáveis no seu dia a dia, reduzindo o consumo de sal e açúcar nas escolas e aumentando o consumo de vegetais. Para tal, está a ser realizado um concurso entre várias escolas onde os alunos são desafiados a testar os seus conhecimentos sobre o açúcar, o sal e as leguminosas, em forma de questionários e atividades lúdicas. No final do ano escolar, a escola que mais perguntas acertar será surpreendida com uma visita do Teo, um dos heróis da série de animação Nutri Ventures.

Além disso, mensalmente, os alunos recebem também fascículos colecionáveis com os heróis da Nutri Ventures, incluindo bandas desenhadas, atividades sobre a série, fichas para colorir e autocolantes para decorar os cadernos. Será ainda colocado, periodicamente, um photowall onde as crianças poderão tornar-se um dos heróis dos 7 Reinos da Nutrição e tirar fotografias com as caras do Teo, da Lena, do Bem e da pequena Nina.

“As crianças passam grande parte do seu dia na escola, como tal, são muito importantes as escolhas que fazem para terem uma alimentação saudável. Através desta parceria, queremos que os heróis na Nutri Ventures saiam do pequeno ecrã e cheguem aos refeitórios portugueses para mudar os hábitos pouco saudáveis que ainda estão presentes. Desta forma, as crianças divertem-se e, em simultâneo, descobrem os ‘poderes’ dos alimentos saudáveis”, explica Cláudia Rodrigues, European Sales Director da Nutri Ventures.

Além das crianças, também os encarregados de educação e os professores serão visados neste projeto com a entrega de uma carta de apresentação e um questionário, de forma a recolher a opinião sobre a iniciativa e perceber a sua recetividade juntos dos mais novos. “Uma vez que os filhos são o espelho dos seus educadores, a sua colaboração para o sucesso desta iniciativa é de extrema importância e queremos que façam com que a aprendizagem se prolongue, também, fora da escola”, afirma Carmen Costa, Gestora de Inovação da ITAU.

Dirigida a crianças dos 4 aos 10 anos, a série de animação infantil Nutri Ventures é a primeira no mundo que se dedica exclusivamente a promover a alimentação saudável com vista a combater a obesidade infantil. Na série é passada uma mensagem positiva sobre a temática através das personagens Teo, Lena, Ben e Nina que, ao viverem numa cidade cinzenta onde não existem alimentos, viajam pelos 7 Reinos da Nutrição em busca de alimentos para devolver a diversidade alimentar ao mundo.