A Paróquia de S. Pedro de Vilar de Paraíso, realizou o 6º Ciclo de Conversas Amplas com a responsabilidade do Pároco José Manuel e a colaboração da Pastoral da Família, que tiveram como tema integrado no Centenário das Aparições de Fátima “Mulher, Mãe, Maria” “Pensar a vida com o coração”, todos estes temas com uma motivação atual e bastante apelativos a conversas amplas e debates.
O programa todo ele foi bem elaborado, no dia 16 de janeiro “As mulheres e os seus direitos” defendido pela Professora e ex deputada no Parlamento Europeu Ilda Figueiredo; 19 de janeiro “A Senhora do Rosário mostra o seu Imaculado Coração” contou com a participação de Ângela de Fátima Coelho, médica e religiosa, Postuladora da causa de canonização dos Pastorinhos.
A 23 de janeiro foi a vez de “O meu papel ? Qual papel?” esclarecido por Maria Lopes Cardoso Diretora de Comunicação da Universidade Católica do Porto; a 30 de janeiro “Família e Carreira – Desafios do Século XXI” defendido por Isabel Maria Gil Professora Investigadora e Reitora da Universidade Católica Portuguesa; e no dia 1 de fevereiro “Os papeis Sociais da mulher”, novos desafios num novo tempo, um tema bem desenvolvido pelo Sociólogo, professor e presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
O local escolhido para o último tema das “Conversas Amplas” foi no Auditório da Academia de Música de Vilar de Paraíso, com casa cheia e para dar início nada melhor que ouvir um tema tocado ao Piano pela Professora Olga Vasilyeva e à flauta por Mariana Pais, numa simbiose perfeita que enterneceu e encantou todos os presentes.
No inicio da intervenção foi projetado um pequeno filme onde focava um pouco o centenário das Aparições de Fátima. Helena Coutinho representante dos cinco casais que fazem parte da Pastoral Família foi a porta voz na apresentação do convidado Eduardo Vítor Rodrigues.
O tema bastante atual foi um desafio positivo para o presidente que naquela noite na Academia foi mais professor, porque demonstrou uma grande abertura e um grande conhecimento da matéria esclarecendo uma plateia atenta e consciente da realidade da Mulher que em pleno século XXI, já conquistou muitas regalias, mas ainda tem que ganhar muitos desafios para ficar no mesmo “pé de igualdade” que os homens.
No final da intervenção o presidente da Câmara de Gaia colocou um desafio, um debate onde foram formuladas perguntas e as respostas foram construtivas e enquadradas na nossa realidade, onde todos os presentes tiveram consciência que ainda há muito trabalho a fazer, para mudar preconceitos e mentalidades.
O Padre José Manuel agradeceu a toda a equipa da Pastoral Família e a todos aqueles que ajudaram e participaram no 6º Ciclo das Conversas Amplas, porque “são estes momentos importantes de reflexões que nos fazem acreditar o quanto é importante esclarecer e partilhar opiniões, para crescermos em comunidade”.
A terminar, Helena Coutinho declamou um poema de Daniel Faria “As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões”e com esta linda mensagem terminou uma grande Conversa Ampla, que deixou uma plateia satisfeita e ansiosa, que a Paróquia de S. Pedro de Vilar de Paraíso juntamente com a equipa da Pastoral da Família, continuem dispostos aceitar um novo desafio a Novas Conversas.