PAISAGEM DO PARQUE DAS SERRAS ESTÁ OFICIALMENTE CRIADA

O Parque das Serras do Porto possui um território com cerca de 6.000 hectares e abrange as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Esta reserva foi honrada com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto e é um importante ativo da região.

A Associação de Municípios, constituída pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, descreveu o primeiro ano de trabalho como sendo “muito positivo” e destacou que o primeiro objetivo “já foi cumprido” na medida em que “a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto está formalmente criada”.

O Parque das Serras do Porto A Associação de Municípios revela que, após ter cumprido o primeiro passo, “tem-se focado no seu propósito de alancar novas e inovadores formas de promover o estudo, a conservação, a valorização e o usufruto sustentado deste território”.

“Estamos a construir a primeira Infraestrutura Verde Metropolitana em Portugal, que é o concretizar de um sonho com décadas de existência, um legado da vontade e da capacidade do poder local que vamos deixar à região e ao país”, afirma José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo e o mais recente Presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto.

Para Celso Ferreira, autarca de Paredes, “este é um projeto geracional, de toda a Área Metropolitana do Porto, mas também é o maior projeto de reordenamento florestal em curso em Portugal. Depois do arranque da Associação do Parque das Serras do Porto, enquanto entidade gestora, cumpre-nos agora dar corpo ao desígnio do devolver à população a fauna e a flora da nossa região”.

“Ao concretizarmos um sonho de décadas sei que estamos a fazer História e ao fazermos essa mesma unidade com as forças da nossa vontade e da nossa diversidade sinto que estamos a recuperar um legado que só mesmo o Poder Local poderia tornar realidade”, declara Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

A Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto aponta que foi assegurada a colocação de sinalética direcional nas vias de acesso e painéis de boas-vindas nas principais estradas, para acolhimento dos visitantes.

Os centros de receção também estão a ser dotados de informação sobre a área e vai ser lançado um livro técnico de caracterização do Parque das Serras do Porto que tem como objetivo ser, segundo a Associação, “o ponto de partida de uma dinâmica editorial que pretende ativa”.