CÂMARA DE GAIA DECRETA TRÊS DIAS DE LUTO MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, decidiu decretar três dias de luto municipal pela morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

“É com profundo pesar que o Município de Vila Nova de Gaia toma conhecimento do falecimento de D. António Francisco dos Santos”, lê-se no despacho, onde o autarca se refere ao bispo do Porto como “homem do Povo, como gostava de o afirmar”, e protagonista de “um percurso de excelência nos diversos cargos que ocupou na Igreja e uma participação cívica inexcedível”.

No documento, Eduardo Vítor Rodrigues escreve ainda que, “dada a natureza das funções desempenhadas, a nobreza de carácter, a forma afável e a abnegada dedicação com que D. António Francisco dos Santos vivenciou a sua missão”, decreta luto municipal nos dias 11, 12 e 13 de setembro, caracterizado pelo hastear da bandeira municipal a meia-adriça em todos os edifícios do Município em que a mesma seja hasteada.

Recomenda, também, às freguesias, através das respetivas juntas, que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras.

Esta manhã, na sua página de Facebook, Eduardo Vítor Rodrigues deixou uma sentida mensagem pela morte de D. António Francisco dos Santos, em que recordou o bispo como “um amigo” que aprendeu a respeitar, “um homem de uma Fé que se vive e se transmite, irradiando como o Sol”, e assegurou: “O seu exemplo e a sua vida serão sempre lembrados no meu coração, por tão inspiradoras. E serão sempre bússolas no caminho, por ser tão encantador”.