A Câmara da Ribeira Grande aprovou, no passado dia 27 de outubro, o orçamento e as grandes opções do plano para 2018, com os votos a favor dos vereadores eleitos pelo PSD e votos contra do PS, num total de 21 milhões de euros, um aumento de 4% face ao ano anterior.
“O orçamento e as grandes opções do plano para 2018 assinalaram o início de um novo ciclo, atendendo às eleições autárquicas de 1 de outubro, tendo como objetivo continuar na senda do desenvolvimento que se assistiu nos últimos anos”, afirma o executivo liderado por Alexandre Gaudêncio.
Enquanto o mandato passado ficou marcado pela extrema exigência devido às restrições orçamentais impostas às autarquias locais, este novo mandato prevê “um novo fôlego na saúde financeira”, devido à expetativa de que o quadro comunitário de apoio 2014-2020 possa “finalmente entrar em execução plena”.
À semelhança dos últimos anos, o executivo pretende continuar a procurar aliar os novos investimentos públicos ao potencial turístico do concelho, sem esquecer os apoios sociais. Por isso, a prioridade continua a ser a área social, que representa 68,56% e as funções económicas, que representam 22,72%, destacando-se alguns investimentos como 570 mil euros para o ensino, apostando em projetos educativos extra-curriculares e no apoio à rede municipal de CATL’s, bem como 200 mil euros para o apoio social e a construção de uma cozinha comunitária na Ribeirinha.
Já relativamente a obras de saneamento básico, a maior fatia do orçamento é para a conclusão da empreitada da frente mar, que inclui a nova ponte sobre a foz da ribeira no centro da cidade, a construção de uma rede de estações elevatórias para transporte de águas residuais da cidade para a ETAR em funcionamento na zona de Santana (Rabo de Peixe), as obras nas ruas da madre Teresa na Ribeira Seca e Central nas Calhetas, num total de 2,7 milhões de euros de investimento.
Está também previsto o início das obras do novo campo de jogos de Rabo de Peixe e a melhoria das condições físicas do estádio municipal da Ribeira Grande, assim como a reabilitação do mercado municipal, com a conclusão das obras de cobertura, a praça do emigrante e a criação de zonas de lazer nos antigos campos de futebol dos Fenais da Ajuda, Lomba da Maia, Ribeirinha e Santa Bárbara.