O secretário regional da Educação e Cultura Dr. Avelino Menezes e o secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, visitaram a MiratecArts Galeria Costa pela primeira vez durante a visita estatutária do Governo Regional dos Açores à ilha do Pico.
A visita dos secretários foi para conhecer um pouco dos mais de 24 mil metros quadrados de arte na natureza e os projetos da MiratecArts. Terry Costa, o diretor artístico da associação cultural aproveitou esta visita para lançar o cartaz, as cores e avançar alguns dos programas que vão ser apresentados na sexta edição do festival internacional de artes, Azores Fringe, a acontecer de 25 de maio a 1 de julho 2018.
“Estão a ser planeados programas para as 9 ilhas dos Açores com vários parceiros” avança Terry Costa. O Encontro Pedras Negras, dedicado à escrita; Arte Viva, para pintores que trabalham com acrílico e aguarelas; Ilustrar Açores, que inclui lançamento do livro de colorir; e, sessões de shorts@fringe que apresentam filmes curtas dos quatro cantos do mundo fazem parte da programação.
Estão previstos investimentos maiores em programas na MiratecArts Galeria Costa e em atividades de performance, se forem atribuídos os apoios das candidaturas realizadas no ano passado.
Todos os anos, a associação escolhe duas cores predominantes para criar o cartaz e dedicar a programas com a população local no epicentro do festival na ilha do Pico. Nudibranchia, o músculo marinho (lesma-do-mar), incentivou as cores para o cartaz do Azores Fringe 2018: tons vibrantes de amarelo e azul.
“Estes animais possuem uma riqueza de cores e têm uma variedade que chega a atingir 3000 espécies diferentes, algo que me faz conetar com os artistas que participam no Fringe”, conclui Terry Costa.