FESTIVAL DE TEATRO JOSÉ GUIMARÃES ARRANCA EM SETEMBRO

O Festival de Teatro José Guimarães, organizado pela Tuna Musical de Santa Marinha, vai realizar-se entre o dia 15 de setembro e 7 de dezembro. A programação será divulgada no dia 15 de setembro, data do 94º aniversário da Fundação.

Durante o Festival, haverá uma exposição biográfica do poeta, dramaturgo e encenador José Guimarães. O evento reúne cinco espetáculos, 10 representações no total, produzidos pela ESAP/Escola Superior Artística do Porto e por quatro companhias de teatro profissional, abrangendo vários gêneros teatrais. A ESAP vai organizar ações formativas sobre encenação, voz e elocução, interpretação, estética, dramaturgia, análise de texto, movimento e cenografia.

Aos 12 anos, José Guimarães já inventava rábulas de revista, que o próprio interpretava com outras crianças da rua onde morava, e aos 18, depois de concluído o curso dos liceus, juntava a esses e outros números de sua autoria o desafio da encenação de espetáculos musicados, levados a cena por diversos grupos amadores que proliferavam pelo Grande Porto.

“Alma das Romarias”, “O Porto em Festa”, “Enfia o Barrete”, “Aqui vai São Gonçalo” ou “Balões da Minha Rua”, “Com Eles no Sítio” (que na capital subiu a cena com o título “Alô Lisboa, Daqui Porto”) ou “Catraias e Vinho Verde” (que se apresentou no Parque Mayer, em Lisboa, como “Aguenta-te à Bronca”), são algumas das peças criadas pelo dramaturgo.

José Guimarães foi condecorado com a Medalha de Ouro da Cidade por mérito cultural, viu o palco de um equipamento da freguesia de Santa Marinha receber o seu nome e teve a felicidade de ver sair o seu livro de poesia “Pedaços de Mim”. Mais recentemente, Gaia imortalizou-o numa placa toponímica da cidade.

A Tuna Musical de Santa Marinha vai homenagear mais duas figuras marcantes do passado da coletividade: “Regata Zé da Micha” (José Marques Monteiro), e “Prémio de Atletismo Mamede Poças”.