A Manuel Guedes Martins (MGM) é uma empresa de referência na assistência a equipamentos oficinais que se localiza em Serzedo, em Vila Nova de Gaia. Manuel Guedes Martins conversou com o AUDIÊNCIA sobre o seu percurso de vida e sobre o trabalho que é desenvolvido pela sua empresa.
Para quem não o conhece, quem é o Manuel Guedes Martins?
Eu hoje sou um homem, mas com 13 anos já era beneficiário da Segurança Social, pelo que já desconto há 48 anos. Não tenho vergonha de dizer que o meu primeiro emprego durou sete meses e a minha função era endireitar pregos, o segundo foi trabalhar numa forja durante mais de cinco meses e com 14 anos fui para eletromecânico. Desde aí nunca mais abandonei a área. Trabalhei em três empresas, aliás, três boas empresas, sendo que ainda tenho o privilégio de o senhor António Fortuna, dono da última empresa na qual trabalhei, me vir trazer a consoada de natal todos os anos a minha casa e isso é de louvar.
Qual é a história da MGM?
A MGM surgiu há 19 anos, porque eu apercebi-me que as empresas estavam preocupadas em vender máquinas em Portugal e que ninguém se preocupava com a assistência técnica, por isso criei a MGM para combater essa lacuna, procurei certificá-la e somos certificados pela TÜV Rheinland. Quando eu fundei esta empresa era das únicas, senão a única empresa da minha área a prestar assistência técnica aos equipamentos das oficinas. Eu preocupei-me em arranjar jovens e, como sou natural de Pedroso, fui pedir ajuda ao Colégio dos Carvalhos com o intuito de encontrar alunos interessados em realizar um estágio na MGM, dei-lhes formação e posso dizer-lhe que criei uma equipa de gabarito, mas foi ago que demorou anos, porque um artista na minha área não se forma do dia para a noite. Dar formação a jovens sempre foi um dos meus objetivos e algo que eu fui fazendo ao longo do tempo, tanto que neste momento tenho três funcionários a frequentar uma formação de manuseamento de gases fluorados, algo que mais ninguém tem, pelo menos eu não conheço ninguém que tenha esta formação. Isto é algo muito dispendioso, mas é preciso investir para andar na frente e eu tenho tentado andar sempre na frente. Nós somos uma empresa séria, temos sido sempre profissionais e eficientes no nosso trabalho e cumprimos sempre aquilo que prometemos. Alguns elementos da equipa já saíram da empresa, outros já estão estabelecidos, mas sinto-me muito orgulhoso por isso, por terem passado por aqui bons rapazes e por terem saído daqui bons profissionais. Neste momento a MGM é composta por 20 funcionários, tem 11 carrinhas na rua e presta um serviço de assistência técnica 24 horas por dia. Eu acredito que quem for sério, profissional e cumpridor tem sucesso na vida. Nós trabalhamos com a Mercedes, com a Volkswagen e com outras grandes empresas e damos um ano de garantia a todos os serviços e reparações que prestamos. Também temos uma companhia de seguros que está por detrás da nossa empresa e temos um seguro de responsabilidade civil, para nos salvaguardar de qualquer azar que possa acontecer. Eu posso afirmar que consegui cumprir o meu sonho e que me sinto realizado.
Quais são os principais objetivos da Manuel Guedes Martins?
Os objetivos da MGM passam por estar na frente. Eu gosto muito de ciclistas e do meu amigo Joaquim Leite, que foi um grande ciclista e companheiro do Joaquim Agostinho, e eu aprendi com eles que para nós sermos bons temos de estar na linha da frente e temos de andar à frente com a camisola amarela e eu sinto que ando à frente, com a camisola amarela. Se eu sou bom os meus funcionários também são bons, mas é óbvio que eu não seria bom se não tivesse uma boa equipa por detrás de mim. Como eu já referi anteriormente, nós procuramos apostar ainda na formação dos nossos colaboradores e prestar um serviço diferenciador, disponível e ajustável às necessidades dos nossos clientes.
Quem são os principais clientes da MGM?
Nós trabalhamos com grandes concessionários, mais especificamente, com a C. Santos, com a Mercedes de Aveiro, com o grupo Renault Boavista, com o grupo Renault Gondomar, entre muitos outros, e vamos trabalhar agora com a Mercedes de Coimbra. No ramo dos autocarros e camiões trabalhamos com o Douro Acima, com o Caima Transportes, com o Scania Portugal, com o C.A.M, com o Man, entre outros. Contudo também trabalhamos com pequenas e médias empresas, mas estamos a falar de casas sérias, de casas cumpridoras.
A MGM, além de ser uma empresa de serviços que presta assistência técnica a equipamentos de oficinas do ramo automóvel, também comercializa uma série de produtos. Que serviços tem para oferecer e que produtos comercializa?
Como referi anteriormente, nós prestamos assistência técnica e efetuamos reparações a todos os equipamentos que estão dentro de uma oficina auto, seja a elevadores ou a sistemas de ar comprimido, entre outos. No que respeita aos produtos que comercializamos nós trabalhamos, por exemplo, a nível de elevadores com as marcas OMCN, Ravaglioli e Velyen, entre outras, isto é, com marcas de prestígio. Ao nível de compressores para a indústria, trabalhamos com compressores de parafusos das marcas Kaeser, Atlas, Ingersoll, entre outras, e temos uma representação de compressores de palhetas da marca Gnutti, que já importamos há um ano. Existe uma coisa que é importante eu referir, nós importamos equipamentos e vendemos equipamentos sem ter vendedor. Isto é estranho, mas é verdade, nós não temos nenhum comercial, temos apenas um homem que se chama José Gomes, que é o meu profissional de relações públicas. Posso dizer-lhe que fui procurado por estas marcas e não ao contrário, para eu ser o representante delas. Não me custa dizer que tenho uma firma de excelência e que nunca fui para uma feira pedir a nenhuma marca para a representar, muito pelo contrário, as marcas é que me têm procurado e temos tido esse privilégio.
O Manuel Guedes Martins recebeu o Troféu Empreendedorismo 2017, na XIII Gala AUDIÊNCIA. Para si, o que significou receber este prémio?
Eu já recebi alguns prémios ao longo da minha vida profissional, mas o Troféu Empreendedorismo 2017 foi dos prémios que mais me surpreendeu e que mais satisfação me deu. O facto de ter recebido este prémio no Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, nos Açores, perante uma sala cheia, foi ótimo, maravilhoso e indiscritível. Para mim, este prémio teve muito significado e tocou-me muito.
A MGM tem sido alvo de inúmeras distinções. Quer falar-me sobre elas?
Além do Troféu Empreendedorismo 2017, já fui premiado pela ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, por ser a considerada a melhor empresa a nível nacional. A MGM também já alcançou o 5º lugar no Top 100 das melhores empresas de Portugal, já foi premiada pelo Jornal das Oficinas e recebeu o prémio PME Excelência 2017, pelo IAPMEI. Este ano Dra. Luísa, a minha gestora da Caixa Geral de Depósitos, dirigiu-se à MGM e disse-me que ia receber um prémio e fui congratulado com um prémio de Excelência. Neste seguimento, posso afirmar que fiquei satisfeito quando cheguei ao Pavilhão Multiusos de Gondomar e vi o nome da MGM num painel entre as mais de 1000 empresas que estavam presentes.
A MGM esteve presente no expoMECÂNICA. Como foi esta experiência?
Nós já frequentamos feiras há muitos anos, mas posso dizer que esta edição do expoMECÂNICA foi muito bem organizada, foi uma feira muito linda e muito brilhante para nós, porque o nosso stand foi visitado por muitas pessoas, fizemos muitos contactos, bons negócios e conseguimos vender alguns equipamentos. O expoMECÂNICA foi, para nós, uma feira de sucesso. Posso dizer-lhe que tencionamos estar presentes na edição do próximo ano, que está previsto realizar-se de 3 a 5 de maio de 2019.
De que forma é que este evento foi vantajoso para a sua empresa?
Posso afirmar que tenho cerca de seis mil clientes e que muitas dessas pessoas não me conhecem, porque eu não posso nem consigo estar presente em todos os eventos e passo muito tempo nas nossas instalações. Neste sentido, acho que as feiras são o meu cartão-de-visita e um ponto de encontro, porque existem muitas pessoas que me conhecem das feiras e elas para mim são importantes muito por causa disso, pois permite-nos mostrar que estamos presentes e que estamos sólidos, possibilita o encontro com os nossos clientes, uma vez que, por vezes, é o único local onde me cruzo com eles, e é o local onde muitos clientes se dirigem para me conhecer. É óbvio que é sempre bom estar presente, aliás, muitas vezes, é entre os expositores que se fazem os melhores negócios. Nós procuramos estar presentes, distribuímos literatura e depois, durante o ano, surgem os telefonemas e os e-mails. Posso seguramente afirmar que este ano, após a feira, foi trabalhar praticamente durante o dia e a noite, o que é muito bom.
A MGM apresentou, durante o expoMECÂNICA, um novo pavimento em PVC, produzido com materiais reciclados, que pode ser utilizado em armazéns e oficinas. O que o distingue de tantos outros?
Este pavimento é comercializado por nós, pelo que não somos nós que o fabricamos. Este produto é produzido por um parceiro nosso, por uma empresa de reciclagem, é esteticamente agradável, muito fácil de montar, uma vez que se assemelha a um puzzle, e de limpar e é especialmente indicado para oficinas de automóveis, mas, também, para locais com tráfego intenso, como indústria, escritórios, escolas, entre outros. No que respeita as características, o pavimento é composto por um material anti fadiga, é antiderrapante, térmico, acústico, fácil de colocar como eu referi anteriormente e de desmontar, é higiénico, atrativo e confortável. Posso afirmar que o pavimento foi devidamente testado e que que já o colocamos em dois pavilhões, um com cerca de 400 metros quadrados e outro com aproximadamente 320 metros quadrados.
Quais são as perspetivas para o futuro?
No que concerne ao futuro, quero continuar a apostar na técnica e na formação profissional dos meus jovens e pretendo que eles continuem a estar devidamente credenciados e habilitados para que possam resolver os problemas que surgem nas empresas. Outro dos meus objetivos passa por fazer de tudo para conseguir manter sempre a mesma equipa a trabalhar e dar formação a essa mesma equipa e, claro, a MGM quer continuar na linha da frente com a camisola amarela. Eu tenho uma seguidora ou sucessora, que é a minha filha, Marina Martins e posso dizer-lhe que para mim isso é muito bom. Eu tenho a sorte de ser um homem feliz e realizado e de ter família, que é o melhor da vida.
Manuel Guedes Martins tem 60 anos e é natural de Pedroso, em Vila Nova de Gaia. O empresário fundou a MGM – Manuel Guedes Martins há cerca de 19 anos, com o objetivo de prestar Assistência Técnica a equipamentos de Oficinas do ramo Automóvel. Marcelina Martins é a esposa, o braço direito de Manuel Guedes Martins e a Gestora Financeira da MGM.