RANCHO FOLCLÓRICO DO DIVINO SALVADOR DE VILAR DE ANDORINHO

No dia 12 de outubro, o Rancho Folclórico do Divino Salvador de Vilar de Andorinho, realizou um dos seus sonhos tornou-se Membro Efetivo da Federação de Folclore Português.

  No sábado pelas 09h30 na sede do Rancho estiveram presentes o Presidente da Federação de Folclore Português Prof. Doutor Daniel Café; e Conselheiros Técnicos da Federação; Presidente da Junta de Freguesia Drº Serafim Teixeira;  Presidente do Rancho Folclórico Padre Albino Reis; Diretor Técnico do Rancho Sr. António Moreira; Presidente das Coletividades de Vila Nova de Gaia Drº Paulo Rodrigues e muitos outros Dirigentes e elementos de outros Ranchos convidados e do Rancho da Casa, que encheram por completo o Auditório.

  A intervenção do Prof . Doutor Daniel Café foi sem dúvida uma brilhante formação que esclareceu com sabedoria muitos pormenores, explicou através de imagens situações ( positivas e negativas )e porque se devem ou não devem utilizar e esclareceu todos os porquês!

  No final todos os presentes ficaram entusiasmados e agradecidos pela manhã tão esclarecedora numa ação de sensibilização que ensinou a dignificar os Ranchos de Folclore respeitando as suas raízes, costumes e tradições ao mais fiel pormenor Cultural, como incentivo e testemunho para futuras gerações.

  O congresso terminou e realizou-se na Igreja Matriz uma celebração presidida pelo pároco da Freguesia Padre Albino Reis e toda a cerimónia foi animada pelos elementos do Rancho que proporcionou uma missa muito bonita.

  A etapa seguinte foi um almoço no Restaurante Boucinha onde todos os convidados foram muito bem acolhidos e todos os elementos do Rancho Folclore do Divino Salvador de Vilar de Andorinho estavam muito felizes pela realização de um sonho muito desejado.

  No final do almoço foi a cerimónia da Assinatura do Compromisso de Honra como Membro Efetivo da Federação de Folclore Português, onde tomou a palavra o Presidente do Rancho Folclórico do Divino Salvador de Vilar de Andorinho Padre Albino Reis; Presidente da Assembleia Geral do Rancho Drº Manuel Monteiro ; Drº Elísio Pinto Vereador da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia; Presidente das Coletividades de Vila Nova de Gaia Drº Paulo Rodrigues;Presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho Drº Serafim Teixeira; Director Técnico do Rancho do Divino Salvador Sr. António Moreira; Presidente da Federação de Folclore  Português Prof Doutor Daniel Café, todas estas individualidades elogiaram o percurso de dez anos do Rancho e qual a importância do Folclore que traduz com dignidade  Histórica a comunidade de Vilar de Andorinho, como uma ciência social , humana , sujeita a mudança e a uma avaliação constante sujeita a critérios de rigorosidade séria e credível num percurso evolutivo, dinâmico e constante.

  A realização deste objetivo é como uma criança de dez anos que tem muita vontade de sonhar e realizar muitos sonhos e projetos que levarão o bom nome da freguesia o mais longe possível, num conjunto de disponibilidade e esforço capaz de evoluir e criar melhores condições e espaço para trabalhar neste novo projeto. E para realizar esse sonho é preciso inspiração, trabalho, entrega, gratidão, alegria e muito empenho e dedicação, para dar seguimento e um crescimento salvaguardado pela identidade local numa investigação séria, para reproduzir fielmente, os costumes, tradições, raízes da nossa gente da nossa Terra. Todos estes elogios de incentivo foram dados por todos os presentes que foram chamados a testemunhar  e assinar o Compromisso de Honra como Membro Efetivo da Federação de Folclore Português.

  O Rancho Folclórico do Divino Salvador de Vilar de Andorinho está de parabéns pelos seus dez anos de Associativismo, pelo esforço que tem feito para manter este objetivo focado num compromisso de valorizar memórias e valores, através da alma de um Povo que mantém viva a sua História.