A cadeia de supermercados espanhola, Mercadona, faturou mais de 5,5% em 2020 alcançando os 26.932 milhões de euros. O presidente da empresa, Juan Roig considera que apesar do ano duro e complexo que foi 2020, a Mercadona obteve a melhor gestão da sua história.
Em 2020, a Mercadona alargou as suas vendas consolidadas em superfície constante em 5,5% até aos 26.932 milhões de euros, dos quais 186 milhões são correspondentes ao volume de vendas das 20 lojas existentes em Portugal.
Juan Roing, presidente da Mercadona, referiu na apresentação dos resultados em Valência que, “2020 foi um ano duro, raro e difícil, que permitiu reafirmar que a verdadeira força da transformação da empresa são as pessoas que formam este projeto”. “Todos fomos capazes, apesar dos momentos de incerteza, de vencer os nossos medos, tomar decisões corajosas e trabalhar em equipa para abrir os mais de 1.600 supermercados da empresa todos os dias. É nos momentos excecionais que surgem as pessoas excecionais; o esforço pessoal e a capacidade de superação das 95.000 pessoas que formam a nossa equipa, dos 3.000 fornecedores e dos seus colaboradores são uma referência e um exemplo para a sociedade”.
A Mercadona efetuou um investimento de mais de 1.500 milhões de euros em 2020, um esforço de investimento suportado por recursos próprios, que se enquadra no seu plano estratégico 2018-2023. Como resultado deste investimento, a empresa terminou o ano com 1.641 supermercados, após abrir 70 supermercados, 10 deles em Portugal, e fechar 65 lojas que não se enquadravam no seu novo modelo de eficiência e sustentabilidade. Manteve igualmente o processo de renovação da sua rede de supermercados e finalizou o ano com 1.000 supermercados adaptados ao Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), após remodelar 152 lojas. A empresa continuou também com a implantação da nova secção “Pronto a Comer”, permitindo-lhe finalizar o exercício com cerca de 650 lojas incorporando nestas a nova secção, 20 delas em Portugal.
A empresa espanhola pretende, em 2021, abrir mais 9 lojas em Portugal, tendo como objetivo dar continuidade ao seu projeto de expansão no país. A Mercadona irá investir 150 milhões de euros e recrutará 500 pessoas, sempre com contrato efetivo desde o primeiro dia.
Com a criação de 5.000 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade, dos quais 4.200 são em Espanha e 800 em Portugal, a Mercadona tenciona continuar a impulsionar iniciativas pioneiras em matéria de qualidade laboral e conciliação, e, continua também a avançar com a implantação de uma nova jornada laboral de cinco dias para o pessoal dos seus supermercados em Espanha (em Portugal existe desde a abertura da primeira loja em 2019).
Esta medida, conhecida internamente como Jornada 5+2, permite ao pessoal das lojas descansar dois dias completos por semana e desfrutar de oito fins de semana prolongados (sábado, domingo e segunda) durante o ano. Com isto, a empresa deu mais um passo para avançar em matéria de conciliação e todos os colaboradores de loja contam com um calendário anual, com todos os seus dias livres planificados, uma ferramenta inovadora dentro do setor da distribuição.
Face à situação atual em que o país se encontra desde o início de 2020, devido à Pandemia da COVID-19, a Mercadona adaptou em 36 horas todos os seus supermercados e restantes instalações logísticas, Colmeias (armazéns exclusivos para a venda online) e escritórios, tendo em vista dois grandes objetivos: proteger a saúde e a segurança dos “Chefes” (clientes) e dos 95.000 colaboradores, e garantir o fornecimento, após fazer parte de um setor, o da distribuição, que foi declarado serviço essencial.
Para tornar efetivo este compromisso a empresa implementou mais de 100 iniciativas com um custo de 200 milhões de euros. Para garantir a saúde e a segurança, disponibilizou equipamentos de higiene e prevenção, como gel desinfetante, papel e luvas, aumentou os processos de desinfeção e limpeza, além de fornecer aos colaboradores máscaras e óculos de proteção e instalar nas caixas barreiras de proteção de acrílico.
Devido ao grande envolvimento da equipa Mercadona, a empresa conseguiu superar desde cedo os diferentes cenários que enfrentou. Por isso, no mês de abril de 2020, foi distribuído um prémio de 43 milhões de euros como forma de reconhecimento pelo esforço extraordinário que as 95.000 pessoas que compõem a equipa estavam a realizar para satisfazer “O Chefe”.
Ciente do impacto que a COVID-19 tem vindo a ter na sociedade, a cadeia de supermercados espanhola reforçou o seu compromisso solidário em 2020 com a maior doação de alimentos realizada pela mesma até à data: 17.000 toneladas de produtos durante estes doze meses a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade, das quais 15.800 foram distribuídas em Espanha e 1.200 em Portugal. A empresa prestou também outras ajudas igualmente relevantes, como entregas de alimentos e produtos de limpeza nos Centros de acolhimento Temporário para doentes COVID-19 no norte de Portugal.
De modo a aumentar a firmeza na sua transformação digital, durante o ano de 2020, a Mercadona continuou a trabalhar na evolução do seu serviço de compras online, iniciado em 2018, com a abertura, no passado mês de abril de 2020, e em pleno confinamento, da sua nova Colmeia em Madrid.
O novo centro de distribuição online abrangeu um investimento de 12 milhões de euros, juntando-se às Colmeias que a empresa tem localizadas em Barcelona e Valência. Este contínuo trabalho de adaptação das mais de 1.400 pessoas que formam a Mercadona Online, para continuarem ligadas e se anteciparem às necessidades do “Chefe” online, fez com que a empresa a alcançasse 176 milhões de rendimentos através deste meio.
Continuando a apostar nas energias renováveis e a investir por meio de uma estratégia sustentável, ao longo do ano, instalou placas solares em mais de 8 lojas e desenvolveu a logística verde para continuar a diminuir as suas emissões, além de aderir à iniciativa Lean & Green, impulsionada pela AECOC, para alcançar em 2023 uma descida acumulada de 30% de emissões. Também ativou, em mais de 70 lojas, a sua Estratégia 6.25: seis ações com o triplo objetivo de, até 2025, reduzir 25 % do plástico, tornar todas as embalagens recicláveis e reciclar todos os resíduos plásticos, um projeto atualmente presente em mais de 600 lojas.
Com o intuito de impulsionar o seu plano de transformação 2018-2023, a Mercadona pretende investir 1.500 milhões de euros em 2021 (150 milhões de euros em Portugal), que será destinado, nomeadamente, à abertura de 97 novos supermercados, 88 em Espanha e 9 em Portugal, à remodelação de 88 supermercados para os adequar ao Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), e à implantação da nova secção de Pronto a Comer em outros 200 supermercados. Além disso, continuará a otimizar a sua rede logística, com a remodelação e inauguração de novos blocos logísticos, e destinará importantes recursos à transformação digital, outro dos desafios da empresa, assim como a reforçar o modelo online. Para tudo isso, a empresa criará mais de 1.600 postos de trabalho estável e de qualidade em 2021, entre Espanha e Portugal (500 em Portugal).
“2021 e 2022 vão ser anos muito difíceis e, embora existam muitas incertezas, existe mais vontade de continuar a superá-las. Por isso, o nosso compromisso, do qual me sinto orgulhoso, é continuar a dar o melhor de cada um de nós sem esperar que ninguém nos peça nada, convencido de que se os 95.000 remarmos como sabemos, alcançaremos aquilo a que nos propusermos. Porque, além do talento da equipa extraordinária que formamos e dos importantes avanços que estamos a fazer na digitalização, uma empresa precisa de uma liderança capaz de realizar todas as mudanças necessárias, se não, desaparecerá. Mudanças que passam por fazer o que for preciso para garantir uma qualidade efetiva a um preço imbatível e continuar a avançar na promoção de um ecossistema de valores e ações centrados em beneficiar as pessoas, a sociedade e o planeta”, alega Juan Roig, Presidente da Mercadona.
O presidente assinalou ainda que tanto ele como a vice-presidente Hortensia Herrero, partilham e reinvestem na sociedade uma parte importante dos dividendos provenientes da sua participação na Mercadona e do seu património pessoal: 70 milhões de euros em 2020, mais 40%, através do Projeto Legado nas suas diferentes iniciativas (Empreendedorismo, Formação, Desporto, Entretenimento, Arte e Cultura), e 100 milhões previstos para 2021.
Este compromisso, que teve início há mais de uma década, nasce da convicção, por parte de ambos, de que “o conhecimento e o dinheiro dão a felicidade… se os partilhar”. E, no seu caso, através de distintos projetos sustentáveis e solidários, como são: Marina de Empresas, Fundação Trinidad Alfonso, Valencia Basket Club, L’Alqueria del Basket, Licampa 1617 (Casal España Arena de València) e Fundação Hortensia Herrero.