PAULO GOMES ENTREGOU PROPOSTA PARA ELEVAR SÃO MATEUS DA CALHETA A VILA

O deputado do PSD/Açores, Paulo Gomes, anunciou, no passado dia 9 de janeiro, a entrega de uma proposta para elevar São Mateus da Calheta à categoria de vila, que foi subscrita por todos os grupos e representações parlamentares. “A iniciativa legislativa em causa tem um apoio unânime, o que é revelador do interesse da elevação em causa, significativa para a freguesia, para o concelho de Angra do Heroísmo, para a Ilha Terceira e para a região, que vê, assim, valorizada mais uma das suas localidades”, disse o social-democrata.

Frisando que “foi muito importante, para mim, toda a abrangência da proposta”, Paulo Gomes, que é, também, o presidente da Junta de Freguesia de São Mateus da Calheta, sublinhou que “em primeiro lugar, esteve a importância da distinção para a própria freguesia, que passará a ter outra abrangência, outra responsabilidade e, naturalmente, um conjunto de outras ambições. (…) Depois, a elevação a vila decorre da vontade popular, pois foi um conjunto de cidadãos eleitores que dirigiu uma petição à Assembleia Legislativa nesse sentido”.

São Mateus da Calheta é uma freguesia costeira do concelho de Angra do Heroísmo, conhecida por ser piscatória, e, segundo o deputado do PSD/Açores, é a localidade mais populosa do município e tem registado um crescimento populacional contínuo.

Por conseguinte, Paulo Gomes enfatizou, ainda, que “o valor social, cultural, desportivo, institucional e empresarial da freguesia foi, também, fundamental para a unanimidade verificada”, frisando que “para além da Freguesia de São Mateus da Calheta cumprir os requisitos legais para a sua elevação a vila, engrandece todo o processo que o projeto de decreto legislativo regional seja subscrito por todos os partidos representados no parlamento, o que só pode orgulhar as suas gentes, responsáveis políticos e demais forças vivas”.