O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, acompanhou o secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, numa visita às obras de requalificação executadas na Freguesia de Santana, na sequência dos temporais de 2021.
A obra de reparação de danos, provocados pelas chuvas fortes que atingiram algumas zonas do concelho em novembro e dezembro de 2021, foram realizadas ao abrigo de um contrato ARAAL, celebrado entre a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a Junta de Freguesia de Santana, num investimento global de mais de 23 mil euros, que consistiu, sobretudo, em trabalhos de desobstrução da Grota do Engenho. A Câmara Municipal do Nordeste também apoiou a obra, através da empresa municipal Nordeste Ativo, num investimento superior a 24 mil euros, destinado à reposição da tubagem de esgotos. A requalificação executada na Grota do Engenho consistiu na desobstrução e limpeza desta linha de água, de modo a garantir a proteção de bens e pessoas. Existe, ainda, da parte da Secretaria Regional, a intenção de avaliar a possibilidade de proceder, futuramente, a uma intervenção de requalificação mais profunda na zona, ao abrigo de fundos comunitários.
Os estragos, causados em 2021, nas ribeiras e demais canais hídricos, levou a que a Câmara Municipal procedesse à limpeza, manutenção e beneficiação dos recursos hídricos do concelho, tendo ficado a preocupação, por parte do presidente da autarquia, com a segurança de leitos e margens de algumas ribeiras do território, e com a necessidade de serem estabelecidas parcerias com o Governo Regional para a recuperação das mesmas, de forma a prevenir calamidades no futuro.