“25 ANOS DE AMOR AO TRAJE, NUNCA FALTANDO TRABALHO E DEDICAÇÃO, EM PROL DO GRUPO”

O Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso celebrou 25 anos de preservação dos usos, costumes e tradições da localidade. A cerimónia comemorativa contemplou uma homenagem aos fundadores e contou com a presença de Carlos Anselmo, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Rúben Adriano, presidente da Junta de Freguesia deste território, Eládio Braga, diretor regional da Juventude, Ivone Silva, diretora local do INATEL, e Cesário Pereira, presidente do COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira.

 

 

A comemoração dos 25 anos da fundação do Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso (GFNSGPF) decorreu no Pavilhão Desportivo da freguesia e contou com a presença de dezenas de pessoas, entre as quais Carlos Anselmo, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Rúben Adriano, presidente da Junta de Freguesia deste território, Eládio Braga, diretor regional da Juventude, Ivone Silva, diretora local do INATEL, e Cesário Pereira, presidente do COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira.

Na ocasião, José Maria Cabral, que lidera os destinos do Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso há dez anos, fez questão de ressaltar que “sinto-me agradecido e muito honrado por ter acompanhado a instituição, nestes 25 anos”, salientando que esta celebração permite “recordar momentos e lembranças, além disso é uma forma de homenagear esta associação e todos os que, ao longo dos anos, têm contribuído para assegurar o seu papel insubstituível e crescentemente importante”.

Afiançando que o GFNSGPF trabalha em benefício de Porto Formoso, da Ribeira Grande e da Região Autónoma dos Açores, o dirigente associativo frisou que são “25 anos de amor ao traje, nunca faltando trabalho e dedicação, em prol do grupo, orgulhando-se, por onde passa, de viver a sua cultura e tradição e estou certo de que estamos no caminho correto, para continuar a mostrar o que nos define”.

Assim, com cerca de 45 elementos, o CFNSGPF tem levado além-fronteiras, através da dança, música e cântico, o rosto das tradições, da cultura e do sabor da localidade. “Este ano está a ser muito bom, a nível de convites”, adiantou José Maria Cabral, anunciando que “o primeiro será na cidade do Porto, numa Gala organizada pelo Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, que irá decorrer no final de maio. No mês de agosto, temos o nosso 16º Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso, com grupos locais e internacionais, estando já confirmados Eslováquia e Brasil. Em novembro faremos uma viagem a França, à cidade de Paris, convidados pela Casa de Portugal”.

A celebração serviu, também, para homenagear os membros da Casa do Povo de Porto Formoso, Laudalino Moniz Rodrigues, Maria Luísa Cabral, Nazaré Leite e Regina Mendonça, que foram responsáveis pela fundação, a 4 de março de 1998, do então denominado Grupo Folclórico da Casa do Povo de Porto Formoso, que elegeu o traje da apanhadeira de chá e do homem do campo, dada a relevância desta cultura para a região.

Neste seguimento, Laudalino Moniz Rodrigues recordou o passado repleto de história, afirmando que “é com orgulho que venho aqui e é sempre bom nós sermos reconhecidos por aquilo que fazemos, assim como sermos gratos por aquilo que nos fazem. Na altura, foi extremamente difícil, porque não existia qualquer tradição na área do folclore e nós tivemos sorte, porque todos os fundadores mantinham este espírito”. O cofundador desta instituição também aproveitou a ocasião para reforçar que “quando nós trabalhamos, acabamos sempre por ter o devido reconhecimento e a melhor homenagem que nós podemos fazer ao Porto Formoso é o grupo folclórico, neste momento”.

Por conseguinte, Cesário Pereira, presidente do Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira, foi convidado a dirigir algumas palavras aos presentes, referindo, emocionado, que “o COFIT se envaidece por ser um verdadeiro parceiro e amigo desta instituição, que, orgulhosamente, completa, hoje, as suas bodas de prata. Pretendemos, de forma muito sincera, enaltecer todos os que, por aqui, já passaram, os que já nos deixaram, os atuais e, também, os futuros membros deste grupo, que construíram e mantêm a riqueza da sua cultura e projetam, cada vez mais longe, de forma altruísta e relevante, o nome do Porto Formoso, em particular, e dos Açores, em geral”.

Presente na cerimónia, Rúben Adriano, presidente da Junta de Freguesia de Porto Formoso, também usufruiu do momento para reiterar que “esta data é memorável para a freguesia, para o concelho e para a Região Autónoma dos Açores”, reconhecendo “os fundadores e órgãos deste grupo, que têm sido, ao longo destes anos, verdadeiros embaixadores e promotores da nossa cultura, tradições e costumes, na região e no mundo. É, de facto, de louvar, as várias faixas etárias que podemos encontrar no nosso grupo. A maneira como são transmitidos os valores, de geração em geração, garantem, desta forma, o futuro da nossa cultura e a riqueza que temos, enquanto portoformosenses”.

Também, Carlos Anselmo, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, foi convidado a intervir, parabenizando o Grupo Folclórico do Porto Formoso pelos seus 25 anos e realçando o trabalho desenvolvido, tendo em vista a salvaguarda das tradições.

“O vosso trabalho dignifica o nome do concelho da Ribeira Grande, ao não deixarem morrer os nossos usos e costumes, o que nos dá motivação e estímulo para continuarmos a desenvolver as políticas de fomento cultural, fundamentais na preservação da identidade local. Para além disso, assume-se como uma verdadeira escola social no sentido da integração, da inclusão e da promoção dos nossos valores”, atestou o edil, destacando que “são festas como esta que, além de atraírem a nossa juventude e a envolverem na atividade folclórica, dão mais valor à freguesia e ao concelho da Ribeira Grande, porque é muito relevante valorizar a nossa cultura popular e desenvolver atividades que dignifiquem a nossa terra”.

Agradecendo a todos os que, ao longo dos últimos 25 anos, contribuíram para que o GFNSGPF fosse uma referência não só ao nível do município ribeiragrandense e da Ilha de São Miguel, como da Região Autónoma dos Açores, o vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande desejou que “o espírito do grupo se mantenha e continue a honrar o bom nome da nossa terra”, apelando que “continuem a trabalhar em prol da cultura do nosso concelho”.

Por fim, foi o diretor regional da Juventude, Eládio Braga, quem encerrou os discursos, reconhecendo “o trabalho que foi feito em 25 anos, assim como o esforço, dedicação, empenho e serviço das direções deste grupo folclórico”, evidenciando que “é com este espírito de serviço e de voluntariado, que se consegue construir o progresso na nossa região”.

Enfatizando que os grupos folclóricos são bibliotecas humanas, porque perpetuam as tradições, o autarca asseverou que “sempre que este e outros grupos vão representar a nossa região, em eventos nacionais e internacionais, mostram aquilo que, de facto, são os Açores. Portanto é com eles que nós fazemos a verdadeira e a maior projeção da nossa região”.

Sublinhando que cerca de 50% dos elementos do GFNSGPF têm menos de 30 anos, Eládio Braga agradeceu à juventude, “por continuar a perpetuar aquilo que são as nossas tradições, usos e costumes”, revelando que anseia que “com a alegria que demonstram em todas as atuações, contagiem quem vos vê e continuem a perpetuar o nome do Porto Formoso e o nome dos Açores, além-fronteiras”.

Após as intervenções, os convidados foram brindados com a atuação do Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso, que encerrou com o corte do bolo de aniversário e com um brinde à longevidade desta instituição.