SULDOURO VOLTOU A PREMIAR ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PELO BOM DESEMPENHO AMBIENTAL

Só no ano letivo de 2021/2022 as escolas de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira conseguiram arrecadar 172 toneladas de resíduos recicláveis, no âmbito do Programa Ecovalor, que integra a oferta de educação ambiental da Suldouro e tem como principal objetivo promover boas práticas em estabelecimentos de ensino, premiando aqueles que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

Esta iniciativa, que é dedicada, exclusivamente, à comunidade escolar, contou com a participação de 63 escolas da área da intervenção da Suldouro. No total, foram cerca de 22 mil alunos, professores e auxiliares, que implementaram hábitos de redução e reutilização de resíduos, encaminhando 158 toneladas de papel e cartão e 14 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida, para a reciclagem.

Segundo a empresa responsável pela recolha de resíduos urbanos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, “cada escola recebeu o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 16 mil euros”.

A nível regional, a Escola do Monte, em Gulpilhares, voltou a ser a grande vencedora, com 42,2 toneladas recicladas, tendo recebido um prémio monetário no valor de 1284,50 euros. Em segundo lugar, ficou a Escola Secundária de Santa Maria da Feira, com 22,34 toneladas, que foi agraciada com o montante de 488 euros, ao passo que a Escola Dr. Costa Matos conseguiu o terceiro posto, com 10,17 toneladas e recebeu 364,50 euros, como contrapartida financeira pela quantidade separada.