A Câmara Municipal da Horta desafiou os seniores dos Centros de Dia e de Convívio da Ilha do Faial a integrarem as atividades da primeira edição da Semana Municipal do Desenvolvimento Sustentável, que decorrerá de 9 a 13 de outubro.
Na visita aos centros, a vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra, explicou que “o objetivo é proporcionar aos nossos idosos, como forma de inclusão e valorização das suas competências, a oportunidade de contribuírem para a confeção de peças de vestuário para crianças que vivem em meios vulneráveis e de pobreza extrema, utilizando materiais cedidos pelo município”.
Integrando o projeto “Dress a Girl Around the World”, a responsável municipal pelo pelouro da Ação Social garantiu que “esta iniciativa está assente na conceção de igualdade e de bem-estar humano, contribuindo para o acesso ao vestuário básico e necessário para essas crianças”.
Maria Antónia Dutra lembrou, ainda, na presença dos membros da delegação do Faial do “Dress a Girl”, organização não governamental fundada em 2009, com o objetivo de fazer vestidos para doar a meninas em países pobres, que “é fundamental realçar que a sustentabilidade vai muito além da área ambiental. Esta primeira edição da Semana Municipal do Desenvolvimento Sustentável tem, também, como missão sensibilizar e informar a nossa população que a sustentabilidade é transversal a muitas áreas da nossa sociedade e que os 17 ODS’s abordam as várias vertentes inerentes à sustentabilidade social, nomeadamente a pobreza, a fome, a saúde e bem-estar, a educação, a igualdade de género, o trabalho digno, a paz e a justiça”.
Para além de fazerem parte das atividades do Mês do Idoso, promovidas pela Câmara Municipal da Horta, os trabalhos elaborados pelos idosos do concelho serão apresentados numa feira integrada na Semana Municipal do Desenvolvimento Sustentável, que decorrerá a 11 de outubro, sendo posteriormente remetidos para as crianças, de acordo com a fundação.