Com sede na StartUp do Barreiro, Edubem é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2023, que tem como objectivo central democratizar o acesso à aprendizagem de qualidade, eliminando as barreiras financeiras que muitas vezes impedem o acesso a formações de qualidade. Acreditam que todos merecem a oportunidade de desenvolver os seus talentos e construir um futuro promissor, independentemente da situação financeira.
A associação Edubem tem dupla missão: capacitar e transformar. Proporcionando formações de qualidade em diversas áreas, permitindo que os alunos adquiram habilidades relevantes e atualizadas, assim como também a sua preparação para os desafios do mercado de trabalho.
Reconhecendo que muitos jovens e desempregados enfrentam dificuldades financeiras, a Edubem tem à disposição formações gratuitas, removendo barreiras e promovendo a igualdade de oportunidades.
Na Edubem defendem que a aprendizagem deve ser uma jornada estimulante e transformadora, por isso, desenvolveram uma metodologia inovadora que visa proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e adaptada às necessidades individuais. A abordagem pedagógica combina teoria e prática, fornecendo as ferramentas e os conhecimentos necessários para aplicação no dia a dia.
O projecto conta com formadores qualificados e experientes, com formação superior nas respectivas áreas de atuação.
Em declarações ao Jornal Audiência, o fundador, Marcos Cunha, disse que: “A ideia de criar uma escola com cunho solidário surgiu em 2022. Tinha acabado de dar formações em algumas escolas para grupos empresariais e incomodava-me o facto de algumas pessoas terem a oportunidade de realizar as formações e não davam importância, uma vez que geralmente as formações eram pagas pelas empresas onde trabalhavam. Por outro lado, eu e a minha esposa fizemos voluntariado em creches, abrigos de animais, entre outras instituições, e sempre falávamos e conversávamos sobre formas de contribuir e ajudar ao próximo. Montámos o projeto e candidatámo-nos na StartUp do Barreiro, e rapidamente tivemos a nossa aprovação realizada e todo apoio da StartUp e Câmara Municipal do Barreiro, principalmente na figura da sua coordenadora Nádia Leitão. Partilhámos a ideia com alguns amigos, que prontamente nos apoiaram e ajudaram a constituir uma associação, pessoas estas de sucesso e destaque dentro da sua atividade profissional, em diversas áreas.”
Quando questionado sobre para quando a realização dos projectos apresentados, Marcos Cunha disse: “Agora estamos a trabalhar para divulgar a Edubem e angariar parceiros para poder fazer crescer o projeto e dar oportunidade ao máximo de pessoas que conseguirmos, assim como também apoiar diversas instituições de solidariedade. A Edubem é uma escola de formação que tem um modelo de contrapartida social, onde o aluno pode em vez de pagar pela formação, realizar voluntariado ou doações para realizar gratuitamente a formação. Esperamos de coração que a nossa iniciativa seja bem recebida e tenha apoio da comunidade para poder crescer e criar um ciclo DU BEM“.
Contactos: www.edubem.pt e contato@edubem.pt