A Resinorte, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 35 municípios do Norte central, distinguiu, no âmbito da Campanha “Toneladas de Ajuda”, promovida pela EGF, as instituições sociais que mais reciclaram em 2022. Entre 18 participantes, a APPACDM da Trofa conquistou o primeiro lugar deste concurso, com a recolha de 583,62 toneladas de material reciclável, ao passo que a Associação Vale do Varosa ficou no segundo posto e o Laboratório da Paisagem encerrou o pódio.
No total, foram mais de 3647 pessoas, oriundos das instituições sociais da área de intervenção da Resinorte, que implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 661,30 toneladas de papel e cartão, 193,28 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 10,6 toneladas de vidro, perfazendo o total de 864,74 toneladas de embalagens.
Segundo a empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos, “o material separado pelas instituições foi encaminhado para reciclar e cada entidade recebeu o seu prémio em função da quantidade de embalagens separadas para reciclar, que este ano atingiu um recorde de 73 429 euros”.