ARRANCOU HOJE A 18º EDIÇÃO DA FESTA DA POESIA EM MATOSINHOS

De 4 a 9 de dezembro, a Câmara Municipal de Matosinhos promove a 18ª edição da Festa da Poesia. O programa inclui oficinas para os mais novos e menos novos, workshops, exposições, conversas, performances e um concurso de fotografia para Instagram, que decorre até ao dia 6 de dezembro no Instagram.

A programação, sempre com foco na poesia e na palavra, chega em primeira mão às escolas, a partir de dia 4 de dezembro, com oficinas dedicadas à poesia. Também o público jovem-adulto pode participar na oficina de escrita promovida por Maze, na manhã do dia 8 de dezembro.

Das mesas de debate a realizar na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a 8 e 9 de dezembro, fazem parte Alice Neto de Sousa, António Carlos Cortez, Nicolau Santos, Lauren Mendinueta, Pedro Freitas (o Poeta da Cidade), Nuno Camarneiro, Margarida Vale de Gato, entre outros. A leituras de poemas ficarão a cargo de Isaque Ferreira.

Raquel Marinho marca também presença com duas sessões especiais de «O poema ensina a cair», com Carlos Tê, no dia 8, e Manel Cruz, antigo vocalista dos Ornatos Violeta, no dia 9. Também no dia 9 destacam-se as performances poéticas o «Poema Instante», de Ana Sara Daniel que, com recurso à sua máquina de escrever, cria poesia espontânea a partir de breves conversas com o público, ou a performance «Dialetos Poéticos», pelo O Poeta da Cidade (Pedro Freitas), a fechar a festa, numa viagem à descoberta da poesia do Hip Hop, mas também de Ary dos Santos, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner.

A Festa da Poesia de Matosinhos teve início em 2005 como forma de celebrar a poesia e os poetas, e de manter vivo o legado de Florbela Espanca, acontecendo anualmente por volta do dia 8 de dezembro, data do nascimento e morte da autora que empresta o nome à Biblioteca Municipal da cidade.