Situada na Rua da Rechousa, em Canelas, em Vila Nova de Gaia, a nova loja da Mercadona foi inaugurada no passado dia 17 de outubro. A abertura deste que é o terceiro supermercado no município gaiense contou com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e de Arménio Costa, presidente da Junta de Freguesia de Canelas, para além de centenas de clientes.
A Mercadona abriu, no passado dia 17 de outubro, na Rua da Rechousa, em Canelas, o seu terceiro supermercado no município de Vila Nova de Gaia. A inauguração desta loja contou com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e de Arménio Costa, presidente da Junta de Freguesia de Canelas, para além de centenas de clientes, e assinalou a aposta da empresa no seu plano de expansão em Portugal, onde, no final de cinco anos, conta com um total de 55 espaços abertos.
Com uma área de vendas de cerca de 1900 metros quadrados, à semelhança das restantes lojas da cadeia, este supermercado conta com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de “Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar ou comer na loja, numa zona exclusiva para o efeito. Além disso, os “Chefes” (clientes) podem também contar com um mural de sushi, onde se pode encontrar ainda uma grande variedade de pratos asiáticos prontos a consumir, presunto cortado à faca e embalado no momento, uma máquina de sumo de laranja espremido na hora, carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda”.
Segundo a Mercadona, esta abertura gerou cerca de 75 novos postos de trabalho, com contratos sem termo desde o primeiro dia. Com 197 lugares de estacionamento e mais dois destinados ao carregamento de veículos elétricos, este espaço conta com 432 painéis solares, que contribuem para a melhoria do comportamento ambiental e para a poupança de cerca de 20% de energia elétrica anualmente.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, e sendo também uma das principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona, este supermercado doa diariamente, desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à AMI – Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia, com quem assinou um protocolo de colaboração.
Aquando da inauguração, Joana Ribeiro, diretora de Relações Externas do distrito do Porto da Mercadona, revelou que “abrimos hoje mais um supermercado no município de Vila Nova de Gaia que tão bem nos recebe, desde a abertura da nossa primeira loja em Portugal, em 2019, em Canidelo. Abrir as nossas portas aqui na Rechousa-Canelas, é privilegiar esta nossa relação com os gaienses, mas sobretudo com os nossos “Chefes” (clientes), que todos os dias fazem as suas compras nos nossos supermercados. Continuamos a crescer e é muito importante sabermos que fomos tão bem recebidos hoje, ao abrirmos a nossa terceira loja na cidade, como fomos na abertura da primeira, com a diferença de que agora, também nós podemos dizer que aprendemos muito com todos os que nos visitam e têm na Mercadona o seu supermercado de confiança”.
Presente na ocasião, Arménio Costa, presidente da Junta de Freguesia de Canelas, ressaltou que “vejo com muita esperança com esta nova centralidade que está agora aqui a acontecer numa zona que estava muito abandonada, nomeadamente nos antigos estaleiros da Soares da Costa, e com esta nova centralidade impulsionada pela Mercadona e pelo que vai abrir no Gaia Park, vai reconstruir esta parte do concelho e com os acessos que tem vai haver uma nova dinâmica nesta área”.
Por fim, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, destacou que “a captação de investimento, a criação de emprego e a abertura à inovação empresarial são elementos de futuro para Gaia. Novas empresas, empresas empreendedoras e sustentáveis, melhor emprego e mais coesão: estes são elementos profundamente interligados e nos quais assenta o nosso futuro. É, por isso, com muita honra que Vila Nova de Gaia recebe a terceira loja da Mercadona no concelho, uma marca muito acarinhada pelos gaienses e pelos portugueses de um modo geral. É, sem dúvida, uma empresa que muito nos acrescenta enquanto cidade”.
Assegurando que o município vê estes investimentos na dupla perspetiva de ser um concelho atrativo e da criação de emprego, o edil gaiense enalteceu que se trata de “um sinal de dinamismo e quando isso é feito por marcas de referência como acontece com a Mercadona que, além das lojas, tem também em Vila Nova de Gaia uma parte importante da sua componente administrativa e financeira pois, para nós, é um orgulho e é uma marca que começou aqui na verdade, em Gaia, e que nós sentimos como parte da nossa identidade e, portanto, estou cá com muito gosto e com um gosto suplementar, porque o surgimento desta loja, como aliás se pode facilmente ver, não é apenas a implantação de um novo espaço, significou toda uma reabilitação envolvente. Portanto, é uma pegada positiva que fica também da Mercadona, que já ficou em Canidelo, em Mafamude e agora aqui”.