Entre 16 e 17 de novembro, Vila Nova de Gaia volta a ser o palco internacional da ginástica artística, ao receber mais uma edição do Gaia International Tournament (Gaia IT), que decorrerá no Pavilhão Municipal da Lavandeira.
O evento ultrapassa pela primeira vez a barreira das 200 ginastas que, durante dois dias, vão competir na modalidade de ginástica artística feminina. As participantes pertencem a 23 delegações oriundas de 13 países. Jamaica, Inglaterra e Irlanda são os novos passaportes na competição, que se juntam a Portugal, Itália, Finlândia, Dinamarca, Canada, Espanha, Kosovo, Lituânia, Suíça e Alemanha.
Para Raimundo Amorim, presidente da Escola de Ginástica de Gaia, “o Gaia IT é a confirmação de um longo caminho que a Escola de Ginástica de Gaia tem vindo a percorrer na afirmação, não só da ginástica artísticafeminina, como de Vila Nova de Gaia enquanto cidade ativa na prática desportiva”.
Raimundo Amorim ressalva também o aumento da participação internacional neste evento. “Somamos mais geografias à nossa competição e vamos receber em Vila Nova de Gaia mais de 200 atletas e 13 países de todo o mundo. Esta é a melhor prova que podíamos ter da afirmação internacional deste evento”.
O Gaia IT é organizado pela Escola de Ginástica de Gaia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, Federação de Ginástica de Portugal, Salvador Caetano, Águas de Gaia, Jornal O Gaiense e Q8.
A par da competição está a ser programa um programa social que tem como objetivo apresentar o melhor que a cidade tem para oferecer.