O município gaiense recebeu, no passado dia 5 de novembro, as celebrações do Dia Nacional do Cuidador Informal, no VI Encontro Nacional dos Cuidadores Informais, organizado pela Associação Nacional dos Cuidadores Informais, que se realizou no Auditório Maestro José Gomes, em Grijó, com a presença de muitos convidados e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República em mensagem de carinho, incentivo e esperança disse: “Felicito a Direção da Associação Nacional dos Cuidadores Informais, a Dr.ª Liliana Gonçalves pela sua força nesta grande causa. Estivemos juntos em Cerveira, Lisboa, Évora, Leiria, Setúbal e agora em Vila Nova de Gaia, neste que é o Encontro portador de Futuro. A nossa sociedade está a envelhecer e é necessário ter cuidadores informais porque são uma espécie de rede de segurança. São a esperança da qualidade de vida do cuidador. O município de Vila Nova de Gaia é uma referência em Portugal no apoio aos cuidadores, demonstrando o compromisso com esta grande causa, tão necessária para muitas famílias portuguesas”.
Também Carla Catarina Neves, uma das muitas intervenções dos convidados, afirmou que “um dia nem todos seremos cuidadores, mas todos teremos de ser cuidados”.
Neste encontro nacional, muito enriquecedor, teve a intervenção de vários convidados, presencialmente e através de vídeo conferencia, não faltando a participação das regiões autónomas dos açores e da ilha da madeira.
A todos os envolvidos especialmente aos cuidadores, que dedicam a sua vida diariamente ao próximo. Muito obrigado.