A Festa de Natal da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões decorreu, no passado dia 20 de dezembro, no São Paroquial desta localidade. Centenas de crianças foram as estrelas desta tarde mágica, que encantou Pedro Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, assim como os dirigentes desta instituição, colaborares, pais e familiares.
As crianças da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões transportaram, no passado dia 20 de dezembro, a plateia do São Paroquial desta localidade, para o universo mágico do espírito natalício. Pedro Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, fez questão de se juntar às centenas de pessoas presentes neste evento, que foi repleto de emoção.
“Empatia”, “Amor”, “Luz”, “Entreajuda” e “União”, foram os desejos natalícios e os temas que foram interpretados pelas crianças entre os 0 e os 5 anos das salas e do ATL desta IPSS.
Durante a celebração, Pereira da Silva, presidente da Direção da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões, afirmou que “hoje é, naturalmente, um dia distinto para os vossos filhos”.
Salientando que “este evento resulta de um trabalho conjunto, com as educadoras, as auxiliares e todo o pessoal envolvente”, o dirigente associativo ressaltou que “a cada ano que passa, o Natal é sempre uma festa especial e para as crianças é fundamental este período distinto, no qual todos nós nos envolvemos, assim como os pais e os restantes familiares”.
Numa época em que também se assinala a relevância da solidariedade, a mãe do Henrique, um menino que frequenta a instituição, fez questão de intervir, agradecendo a todos os presentes, porque “em menos de 48 horas o Henrique conseguiu o tratamento graças a todos vocês. Obrigada por todos os anos que foram colocados nas nossas vidas. Nós, apesar de não termos muito, somos pessoas de partilhar e o universo fez questão de ser grandioso connosco. Hoje foi pelo meu Henrique, amanhã se for pelo Henrique de algum de vocês, nós estaremos, também, disponíveis. Obrigada a todos”.
Por fim, foi Pedro Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, quem tomou a palavra, enaltecendo que “é uma satisfação muito grande quando nós, ano após ano, festa após festa, momento após momento, verificamos que as instituições que existem, aqui, na Freguesia de Guifões e na União de Freguesias, cumprem o seu trabalho tão cabalmente. É sempre um momento de nos apercebermos disto”.
Sublinhando que “é fantástico e é gratificante percebermos que há dirigentes como o senhor Pereira da Silva, como o José Maria, como o Cabral e como outros que aqui estão, que vão realizando este trabalho, de forma altruísta e de uma forma verdadeiramente comunitária”, o autarca dirigiu-se ao presidente da Direção desta IPSS garantindo que “a Freguesia de Guifões, com certeza, depois dele deixar estas tarefas, e começar outras, porque o doutor Pereira da Silva é um homem dos sete custados, que que ao longo das décadas que tem de vida, em Guifões fez praticamente tudo e não vai desistir e é-lhe merecida, futuramente, uma homenagem”.