Num universo de 210 jovens inscritos, o projeto «Academia 360» arrancou com trinta crianças, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. As sessões irão decorrer às quartas e sextas-feiras, das 18 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 12 horas. Este projeto surgiu da perceção de que 40% das cerca de 9.500 crianças, entre os seis e os dez anos, que frequentam a rede pública de escolas básicas de Gaia apresentam já índices de obesidade.

A Academia 360 pretende tornar o desporto coletivo o seu pilar de atuação junto da comunidade, promovendo, através da sua prática regular, formal e gratuita, a intervenção multidisciplinar em 450 crianças pertencentes a grupos de risco identificados – pré-obesos e obesos –, as suas famílias e a comunidade em geral. Trata-se de uma atuação integrada, personificada por modelos de referência positivos e focada nas mudanças comportamentais, hábitos de vida saudáveis, cidadania, capacitação e superação que se traduzem em alicerces, valores e melhoria da qualidade de vida de todos.

O objetivo da academia passa por oferecer um leque variado e multidisciplinar de atividades centradas no desporto, que fomentem a paixão, criem metas e gosto por hábitos de vida saudáveis, que possam depois ser alargadas a outras áreas do desenvolvimento das crianças, como a nutrição, o apoio ao estudo e o fomento de aprendizagem de novas valências.

Aprovada pelo Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, é uma iniciativa proposta pela Associação Trezentos e Sessenta, e tem um custo total elegível de 166 mil euros, do qual 50 mil euros são cofinanciados, a título de investimento social, pelo Município de Vila Nova de Gaia.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com