AÇORES APOSTA SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA RIBEIRA GRANDE

O Secretário Regional da Educação e Cultura confirmou que o Governo dos Açores está a encontrar alternativas para os constrangimentos na Escola Secundária da Ribeira Grande, ao nível da organização de espaços de aula, que não passam por uma ampliação do estabelecimento de ensino.

O titular da pasta da Educação, Avelino Meneses, adiantou que também não serão recuperados os “novos blocos da velha” Escola Básica Integrada Gaspar Frutuoso, e, salientou que está posta de parte a possibilidade da instalação de contentores que, com o decorrer do tempo, se degradariam.

Avelino Meneses referiu, no entanto, que durante este ano serão realizadas obras de beneficiação, que passam pela “remoção” de algum amianto ainda existente e pela “anulação das infiltrações”.

“Estamos a fazer uma análise ao contingente estudantil, ponderando inclusivamente a sua evolução no futuro, porque o número de estudantes, inclusivamente no concelho mais jovem de Portugal, que é o concelho da Ribeira Grande, segue em decréscimo e, na transição do ano passado para este ano, na Escola Secundária da Ribeira Grande temos menos 110 alunos”, frisou.

Avelino Meneses adiantou que, neste âmbito, está a ser realizado um “cruzamento” entre a efetiva diminuição do número de estudantes e o aumento do número de turmas, bem como a oferta formativa que a escola está a proporcionar.