O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que vai ser realizada uma grande campanha de desratização nos Açores, antes do período das sementeiras, envolvendo o Governo, as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia, direcionada também à população em geral, para fazer face ao aumento do número de roedores.
João Ponte, Secretário Regional da Agricultura e Florestas, salientou que, em matéria de controlo de roedores, é “fundamental” que todos os envolvidos adaptem boas práticas, numa ação concertada e articulada, para que surjam resultados positivos.
“É preciso que haja planos de controlo dos roedores, que os agricultores também os tenham, as indústrias e as escolas. É preciso maior fiscalização e, nesse sentido, foi assumido que, quer da parte do Governo, quer da parte das autarquias, é preciso fazer esse esforço”, afirmou João Ponte aos jornalistas no final da reunião com a Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Cristina Calisto.
O Secretário Regional revelou que será feito um manual de boas práticas simples e de fácil consulta para distribuição por toda a população e por todos os agentes, bem como serão realizadas ações de sensibilização e formação em todas as freguesias.
João Ponte deu nota positiva ao trabalho que os municípios têm feito para dotar os concelhos com centros de recolha oficial de animais, acrescentando já existem na Região quatro centros licenciados, envolvendo oito municípios.