A Organização Green Destinations realizou encontro para a promoção de destinos sustentáveis a nível mundial, nos dias 28 a 30 de setembro, na cidade de Cascais. Na Gala realizada na noite de 28 de Setembro, os Açores viram renovada a atribuição dos galardões Top 100 Sustainable Destinations a nível mundial e Quality Coast Platinum.
O prémio “100 Destinos Mais Sustentáveis” foi criado para celebrar os esforços dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo e uma forma de incentivo às boas práticas de sustentabilidade económica, ambiental e turística.
Pelo terceiro ano consecutivo, os Açores são galardoados com um prémio de sustentabilidade pela qualidade do destino, resultado da candidatura realizada pela Geoparque Açores em colaboração com a Turismo dos Açores/ATA.
Relativamente ao prémio Quality Coast, candidatura elaborada pela Direção Regional dos Assuntos Mar, os Açores obtiveram 96% dos critérios estabelecidos pela organização, tendo apenas sido conquistado pela Estónia, em 2016.
A distinção Platina reconhece, assim, a elevada qualidade dos Açores em temas relacionados como, por exemplo, a natureza e paisagem, cultura e tradição, bem-estar e hospitalidade.
As atribuições comprovam o trabalho e dedicação dos Açores em comprimir o seu compromisso em matérias relacionadas com a sustentabilidade como a preservação do ambiente, preservação das zonas costeiras e respeito pelas suas comunidades.