ANTÓNIO VENTURA APELOU AO CONSUMO DE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA REGIÃO

O secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, participou no 1º Congresso da Agricultura Regenerativa, promovido pela Bel, que teve lugar no Auditório do NONAGON, na Lagoa, aquando do Dia Mundial da Agricultura.

Na ocasião, o autarca apelou aos açorianos para optarem “pelo consumo de alimentos produzidos na região, alimentos provenientes de todas as agriculturas açorianas”, sublinhando que “estamos, assim, a contribuir para o progresso dos Açores e para a melhoria da nossa qualidade de vida”.

Assegurando que o consumo de agroalimentos produzidos no arquipélago tem vantagens sociais e económicas, António Ventura ressaltou que “nós, enquanto consumidores, também temos a responsabilidade social de contribuir, através da nossa opção de compra, no desenvolvimento dos Açores”.

Segundo o responsável pela pasta da Agricultura, os Açores estão a “marcar o mapa mundo” pela sua referência em qualidade produtiva e respeito pelos animais. “Nos Açores, as agriculturas não são lesivas ao meio ambiente e vão ao encontro das preocupações da humanidade no que concerne ao combate às alterações climáticas, ao bem-estar animal e à preservação dos solos, pelo que estamos a marcar o mapa mundo pela nossa referência em qualidade produtiva e respeito pelos animais”, afirmou o governante.

Assumindo que a agricultura regenerativa assume uma vertente de naturalidade que importa promover e apoiar, o secretário regional frisou que, “no âmbito do PEPAC, que está em trabalho com a Federação Agrícola dos Açores, estudaremos a possibilidade de incorporar ajudas para o desenvolvimento da agricultura regenerativa, mais uma opção agroprodutiva e de consumo”.

António Ventura saudou, ainda, a empresa Bel pela iniciativa de realizar o 1º Congresso da Agricultura Regenerativa, lembrando que a mesma já habitou os açorianos “a ser proactiva” a favor da região, “quer em qualificações territoriais como titularidades produtivas”, admitindo que “é, para o Governo, uma empresa parceira no desenvolvimento dos Açores”.