No Dia Internacional dos Arquivos, Alexandre Gaudêncio visitou o Arquivo Municipal da Ribeira Grande e destacou o seu papel importante na valorização e preservação de documentos, alguns deles com cerca de cinco séculos.

 

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, assinalou o Dia Internacional dos Arquivos com uma visita ao Arquivo Municipal da Ribeira Grande, acompanhado do vereador da Cultura, Filipe Jorge.

Além de destacar o local por ter um importante papel na valorização e preservação de documentos que fazem parte da história da Ribeira Grande, o autarca ainda deu conta de que o Arquivo Municipal dispõe de “documentos com cerca de cinco séculos”, numa alusão às “primeiras atas camarárias e outros arquivos particulares que têm servido de base para vários trabalhos de investigação.”

O edil ribeiragrandense mostrou-se sensível à necessidade de garantir a preservação dos documentos e dos espaços, até porque a Câmara da Ribeira Grande tem vindo a melhorar as condições físicas do arquivo ao longo dos últimos anos. “Também temos desenvolvido várias atividades lúdicas que permitem dar a conhecer o arquivo e os documentos que ele contém”, acrescentou o autarca.

Para além do espaço físico e das atividades lúdicas, a autarquia também tem “investido no reforço dos recursos humanos que exercem funções no arquivo como forma de colaborar nos trabalhos de investigação e no dia-a-dia na consulta de processos de urbanismos e outros”, realçou Alexandre Gaudêncio.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com