A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) atingiu um novo máximo de atletas federados ao contabilizar, no final do mês de janeiro, um total de 45 021 jogadores(as), uma marca que, segundo a AF Porto, “nunca antes foi alcançada por uma associação distrital no nosso país”.
Este número, que reflete um crescimento de 7% do número de atletas das modalidades de futebol e futsal, em todas as suas vertentes, face ao mesmo período do ano passado, quando, no final do mês de janeiro, se contabilizavam 42 132 inscrições.
Para José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, este “é um número importante” e “um objetivo que cumprido”. Contudo, o dirigente apontou aos 512 (+11% face a janeiro de 2024) clubes filiados nesta instituição, como sendo “grandes obreiros deste registo”. “Este é, sobretudo, um feito dos nossos clubes, pois são eles que dão corpo e forma a estas estatísticas. Para mim, enquanto presidente, é um orgulho e uma satisfação poder celebrar esta marca histórica, porque representa muito mais do que um registo estatístico: simboliza a vitalidade e a paixão que o futebol e o futsal continuam a despertar no nosso distrito”, enalteceu o presidente da AF Porto.
De acordo com a Associação de Futebol do Porto, “no feminino, o futebol e o futsal têm sido alvo de uma aposta continua desta direção e também, nesta vertente, há números importantes a realçar. As mulheres representam, hoje, 7,4% do total de praticantes, mas os números são ainda mais esclarecedores se olharmos para o crescimento de 21%, face ao período homólogo do ano passado. Hoje, contam-se 3 319 atletas femininas federadas, face às 2 756 que jogavam no distrito, em janeiro de 2024 (+563)”.