BOMBEIROS DOS CARVALHOS CELEBRARAM 111 ANOS DE VIDA

No passado dia 24 de abril, os Bombeiros dos Carvalhos celebraram 111 anos de vida, embora a data de fundação tivesse ocorrido no dia 17 deste mês e do ano de 1911.

É a terceira corporação de bombeiros voluntários mais antiga em Vila Nova de Gaia, só superada em idade pelo Batalhão de Sapadores Municipais (1830) e dos de Coimbrões (1906), a que se seguiram Valadares (1914), Aguda (1925) Avintes (1931) e Crestuma (1995).

Depois da deposição de uma coroa de flores nos cemitérios de Perosinho e de Pedroso e no memorial no Largo França Borges, teve lugar no Quartel Operacional a promoção de sete novos bombeiros à categoria de 3ª classe e à imposição de medalhas de 5, 10, 15, 20 e 25 anos da Liga dos Bombeiros a vários elementos do Corpo Ativo.

Seguiu-se a sessão solene que contou com a presença do vereador do Proteção Civil da Câmara de Gaia, Guilherme Aguiar, dos presidentes da das uniões de freguesias de Pedroso e Seixezelo e de Serzedo e Perosinho, do comandante do Batalhão de Sapadores de Bombeiros de Gaia e de representações a nível diretivo e de comando das Corporações dos Bombeiros da Aguda, Avintes, Valadares e Coimbrões.

Abriu a sessão o presidente da Assembleia Geral, Manuel Cruz, que depois de cumprimentar e agradecer aos convidados a sua presença, disse que os bombeiros voluntários não foram nem serão meros pedintes, já que a sua ação deve ter todo o apoio dos órgãos do poder, desde o governo central ao das autarquias, esperando que o atual ministro responsável pela Proteção Civil que já foi autarca, seja mais sensível e mais célere no provimento das justas necessidades dos bombeiros portugueses. Ricardo Santos, comandante da Corporação salientou o trabalho desenvolvido durante todo o tempo da pandemia e enalteceu a persistência dos agora promovidos a bombeiros de 3ª classe, depois de um período de escola que ultrapassou todos os limites. Ricardo Magalhães, presidente da Direção foi o orador seguinte, tendo destacado a ação desenvolvida por todo o corpo ativo e referiu-se ao novo acordo com a Câmara Municipal para a criação é de equipas profissionais nas corporações de Gaia, esperando que ele se concretize a mais rapidamente possível.

Encerrou a sessão o vereador do Pelouro, Guilherme Aguiar, neto de um dos fundadores dos Bombeiros dos Carvalhos, que se salientou a inestimável ação de todos os bombeiros de Gaia durante os dois penosos últimos anos e prometeu a manutenção do apoio da Câmara até ao limite das suas possibilidades, pois, na sua opinião, a proteção civil das populações, tal como a educação e a saúde deveriam ser da responsabilidade direta do governo e não dos municípios como agora se pretende fazer.

E com o partir do bolo e o cantar de parabéns, deu-se por encerrada a sessão.