A Câmara da Ribeira Grande assinou um protocolo de cooperação financeira com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição para ajudar nas obras de restauro e beneficiação do edifício. O apoio, de 30 mil euros, permitirá dar resposta às intervenções necessárias no imediato, nomeadamente, dotando a igreja de condições de segurança e conforto.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande lembrou que “esta igreja, à semelhança de outras no concelho, já apresentava alguns sinais de desgaste ao nível da conservação de estruturas várias, daí a edilidade ter acedido apoiar as intervenções que vão iniciar-se de imediato”.
“Trata-se de um investimento na preservação do nosso património que entronca na aposta que está a ser preparada para o turismo religioso”, afirmou o autarca, elogiando ainda a “dedicação” do padre Roberto Cabral no empenho colocado “em garantir a salvaguarda do edificado”.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi construída no século XVIII, no início de 1707, tendo sido concluída 30 anos depois. É um edifício de fachada simples mas com um altar-mor de opulenta talha dourada.