Com dois projetos ligados à comunicação social e aos media digitais, a Câmara Municipal de Gaia vai promover iniciativas para promover a literacia mediática e combater a exclusão social e as fake news junto da comunidade sénior do concelho.
Numa altura em que os meios de comunicação social estão a migrar para as plataformas digitais, a Câmara Municipal de Gaia pretende garantir a transição e segurança digitais da população sénior do concelho, um dos grupos mais afetados pela infoexclusão e pela iliteracia digital e mediática através de dois projetos.
O objetivo é não só combater a desinformação e as fake news como sensibilizar a população sénior para esta problemática, mostrando que a Internet, os media digitais e as redes sociais podem contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como promover a coesão social e o envolvimento na sociedade através de uma participação mais ativa.
Para tal, a autarquia vai implementar a “Academia MediaVeritas”, um projeto da APImprensa – Associação Portuguesa de Imprensa com o apoio da Câmara de Gaia, cuja candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social foi já aprovada e vai contar com um investimento global de 250 mil euros, 75 mil dos quais comparticipados pela autarquia.
No âmbito desta iniciativa, serão dinamizados cerca de 50 grupos de intervenção, compostos por uma média de 15 seniores e adultos com mais de 55 anos, com o objetivo de capacitar este público alvo para aceder, analisar, avaliar, produzir e agir sobre os mais variados conteúdos informativos. Haverá sessões semanais, ao longo de dois meses, sempre acompanhadas por jornalistas num ambiente imersivo que simula uma redação.
Mas esta “Academia MediaVeritas” pretende também envolver as comunidades mais jovens, em particular os estudantes universitários, integrando-os como voluntários. No final, será feita uma avaliação da experiência, em conjunto com a Fraunhofer Portugal, e haverá ainda debates abertos ao público em geral.
Em simultâneo, existirá ainda o “Vozes de Gaia”, um projeto de literacia digital e para os media, apresentado à Portugal Inovação Social pela Fundação Inatel e pelo jornal Público, que foi aprovada com um investimento total de cerca de 500 mil euros, 150 mil dos quais financiados pela Câmara de Gaia enquanto investidor social.
Com o mesmo objetivo do anterior, este projeto dirige-se a maiores de 55 anos que irão transformar-se em cidadãos jornalistas, inseridos numa redação comunitária no centro de Gaia, onde desenvolverão competências e ferramentas para exercer a sua cidadania em pleno. Ao todo, serão 360 destinatários, sempre acompanhados por jornalistas profissionais que os irão orientar na recolha, produção e edição de conteúdos de imprensa e rádio, com a fotografia, redação de textos, produção de podcasts e conteúdos radiofónicos como principais atividades.
Destas atividades resultarão um jornal impresso, um jornal digital, conteúdos de informação atualizados num site e conteúdos de rádio, bem como podcasts. Cada grupo participará ainda num exercício de team building, com o objetivo de os levar a sair da sua zona de residência, contactar com outras comunidades, trabalhar em equipa e ser sensibilizados para temáticas de envelhecimento ativo. Estas saídas serão ainda o mote para divulgar o projeto noutras zonas do país.