De modo a inverter o processo de deterioração e desertificação que se tem vindo a verificar, a Câmara Municipal de Gaia vai requalificar o núcleo ribeirinho histórico de Arnelas, em Olival.

A reabilitação do espaço durará cerca de um mês e, já se encontra em curso, estando a ser efetuada a substituição de parte da rede de drenagem de águas residuais domésticas e fluviais, da rede de distribuição de água por uma nova conduta e a remodelação das redes de distribuição de energia elétrica, iluminação pública e de telecomunicações, substituindo-se as redes aéreas existentes.

A Câmara refere que, “o núcleo ribeirinho de Arnelas é constituído por um conjunto de construções quase todas anteriores a 1951, muitas delas em estado de degradação. A Câmara Municipal adquiriu um dos imóveis, que irá ser reabilitado, estando para breve o lançamento do concurso público”. O investimento municipal terá um custo aproximado de 770 mil euros.

Arnelas terá, por isso, um núcleo ribeirinho mais contemporâneo e atrativo, mantendo a sua traça original. O objetivo desta reabilitação passa por fixar a habitação e realojamento de famílias residentes na proximidade do local.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com