No final do mês de dezembro a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada entregou os prémios aos estabelecimentos vencedores do Concurso de Montras de 2019, bem como os prémios do concurso de “Fachada/Exterior”, que decorreu em Ponta Delgada.
A Frutaria São Miguel, a Livraria Letras Lavadas e a Ourivesaria Rubi, em Ponta Delgada, foram as felizes contempladas com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente, do concurso de montras em Ponta Delgada. A pontuação final de cada montra resultou da ponderação de 70% para a pontuação do júri e de 30% para o voto popular.
No concurso de “Fachada/Exterior”, que decorreu pelo segundo ano consecutivo em Ponta Delgada, a decisão final resultou exclusivamente da pontuação do júri. Em primeiro lugar ficou a Londrina, em segundo a Ourivesaria Rubi e em terceiro a retrosaria Pano para Mangas.
Também em Vila do Porto, em Santa Maria, os resultados aconteceram a partir da pontuação do júri e da votação popular separadamente: para o júri os vencedores foram Aplaude Tertúlia Lda. em primeiro lugar, António Figueiredo Batista Filho Lda. em segundo e Solmar Vila do Porto em terceiro. De acordo com o público os vencedores foram o Solmar Vila do Porto, a Tabacaria do Aeroporto e António Figueiredo Batista e Filho Lda., em primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.
O dia de montras, celebrado a 8 de dezembro, representa uma tradição açoriana, sendo este concurso uma iniciativa que constitui um importante momento para os estabelecimentos apresentarem as suas novidades e melhorarem a apresentação das suas montras.