CONSULTÓRIO DO CONDOMÍNIO®: A EMPRESA QUE AJUDA QUEM VIVE OU ADMINISTRA CONDOMÍNIOS

O Consultório do Condomínio® é uma empresa que tem como missão auxiliar na gestão de condomínios, através de planos de apoio a condóminos e a administradores, sejam administradores de um ou de vários condomínios. O AUDIÊNCIA falou com Cristiano Veloso, diretor-geral do Consultório do Condomínio®, e com Susana Cabaça, responsável pela loja de Vila Nova de Gaia, sobre a história e sobre os objetivos deste projeto visa que formar, acompanhar e ajudar quem vive ou administra condomínios.

Qual é a história da fundação do Consultório do Condomínio®?
Cristiano Veloso (CV): A história do Consultório do Condomínio® remonta há alguns anos. Eu sempre me dediquei à área dos condomínios (primeiramente como condómino e seguidamente a nível profissional). A minha formação em Geografia via ensino pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, acrescido da formação em Gestão e Organização de Empresas pela Universidade Moderna, fez com que acabasse por ser convidado como formador para a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, da qual eu ainda sou professor. Acabei por aceitar, bem como a minha família, uma transição de vida para a Ilha da Madeira, afastando-me um pouco do mundo dos condomínios, porque é uma área muito cansativa, de horários, com assembleias de condomínio complicados, etc. Já depois de instalado no Funchal, e porque os problemas de condomínios não afetam só o continente, após ter conhecimento de problemas num condomínio de um colega que sabia da minha experiência profissional, e considerando que o “bichinho” dos condomínios nunca me abandonou, decidi dar apoio ao meu colega e aos restantes vizinhos, que estavam com imensos problemas no condomínio. Quando terminei e pela influência de pessoas presentes nessa assembleia, acabei por ser convidado para ir fazer uma rúbrica de televisão, na RTP Madeira, à qual, na altura, atribuímos o nome de Consultório do Condomínio®, onde eu respondia, em direto, a questões sobre condomínios. No primeiro programa, acrescido de nervos e ansiedade para quem fazia televisão em direto pela primeira vez, atendi cerca de quatro chamadas no tempo estipulado e no final descobri que tinham ficado cerca de 112 chamadas por atender. E as pessoas pretendiam saber o meu contacto para falar comigo mais tarde, etc…Isto fez com que fosse logo convidado para fazer um outro programa sobre o tema condomínios, porque, efetivamente, existem muitos problemas e as pessoas tinham muitas dúvidas e muitas dificuldades. Eu fui fazendo esta rúbrica, até que a notoriedade e o sucesso do programa fez com que o transformássemos em negócio. Assim, em 2014, eu e a minha esposa criamos um negócio, o Consultório do Condomínio®, que apoia quem é condómino e quem é administrador. Nós não administramos condomínios, somos uma empresa que está por detrás dessa área de uma forma mais isenta. Somos um gabinete de apoio quer a condóminos, quer a administradores e não distinguimos se é o administrador “interno” ou se é o administrador “profissional”, para nós é administrador de condomínios e perante a lei ambos têm a mesma responsabilidade. Os condóminos têm os seus direitos, mas também têm os seus deveres e nós criamos aqui um conceito diferenciador para os condomínios, com serviços especializados. Rapidamente na Região Autónoma da Madeira chegamos a cerca de 75% do mercado, ou através de serviços de apoio a empresas de condomínio e, posteriormente, foi natural a expansão da empresa para o continente, pois existe muita ligação entre as pessoas que vivem na região autónoma da madeira e o continente. Por exemplo o elevado número de funcionários públicos que são continentais e acabam por viver em condomínio na ilha e no continente. Devido ao número de pedidos de ajuda que estávamos a receber de todo o país, decidimos expandir o negócio em regime de Franchising.

De que forma é que o Consultório do Condomínio® consegue auxiliar aqueles que gerem ou vivem em condomínios?
CV: Em qualquer loja do Consultório do Condomínio® poderão encontrar um consultor especializado em condomínios, como é o caso da Susana Cabaça aqui em Vila Nova de Gaia. Qualquer condómino, qualquer administrador que tenha algum problema associado à sua administração ou ao seu condomínio ou na relação de vizinhança, pode deslocar-se a uma das nossas lojas, e será atendido por um consultor especializado que realizará, aquilo que nós chamamos de “triagem”. O consultor vai ouvir e de acordo com a sua formação e conhecimentos, vai ajudar de imediato se for algo que até esteja ao seu alcance, caso não seja, vai canalizar o problema para a equipa própria da loja e da marca que tem por trás de si, ou seja, se o problema for, uma infiltração de água, poderá canalizar para a área de engenharia, se o problema for jurídico, poderá canalizar o assunto para o departamento jurídico, e assim sucessivamente.
Susana Cabaça (SC): O nosso atendimento começa sempre com uma consulta gratuita nos nossos gabinetes, no respetivo condomínio, ou na empresa de administração. Perante a descrição dos problemas e das necessidades que nos descrevem, avaliamos e podemos direcionar a resposta para a especialidade concreta. As nossas equipas são formadas por juristas, advogados, engenheiros, inspetores, contabilistas, auditores, etc…pelo que conseguimos sempre propor a ajuda e o acompanhamento necessário.

Quais são os serviços prestados pelo Consultório do Condomínio®?
SC: Os nossos gabinetes estão preparados para ajudar os condóminos e administradores. O nosso apoio pode começar numa simples informação, passando por formação em Gestão e Administração de Condomínios, até ao apoio e acompanhamento de toda a atividade do administrador. Um dos serviços mais solicitados nos nossos gabinetes é o Provedor do Condómino. Este apoio permite representar o condómino em assembleia para a defesa dos seus direitos, mas também garante aos administradores profissionais a fidelização dos clientes ao darem acesso aos seus condomínios a um serviço isento para a resolução de problemas e conflitos. Temos uma taxa de sucesso que ronda os 98% na cobrança de quotas em atraso, e por isso o Apoio Jurídico especializado que prestamos tem sido cada vez mais procurado. Queremos que os administradores, residentes ou profissionais, tenham no Consultório do Condomínio® um parceiro para conseguirem uma gestão e administração de condomínios mais forte e sem problemas. Os nossos planos de apoio prestados aos administradores profissionais são personalizados à medida das suas necessidades, com o objetivo de imputar aos seus serviços uma maior qualidade de serviço. A formação na área condominial em Portugal é exígua, quase inexistente, pelo que frequentemente ministramos ações de formação em Gestão e Administração de Condomínios para condóminos, administradores, proprietários, consultores imobiliários, técnicos de serviços, entre outros. Mas também elaboramos projetos de formação à medida em contexto empresarial para os administradores profissionais.
As nossas equipas de consultores estão preparados para dar apoio em todas as áreas intervenientes na vida condominial. A primeira consulta é gratuita pelo que todos os condóminos e administradores podem, sem receios, vir conhecer-nos e apresentar as suas dificuldades.

Como está a decorrer a expansão da empresa?
CV: Nós iniciamos o conceito do negócio na Ilha da Madeira e em 2017 iniciamos o conceito em franchising, saltamos para Matosinhos, e a abertura da primeira loja deu aso a que no espaço de quatro meses abríssemos mais um conjunto alargado de lojas. E, por sua vez, a um elevado número de clientes dispersos pelo país. Acompanhamos condomínios no distrito de Viana, Vila Real, até Faro. Já ajudámos e apoiamos mais de 21 mil frações e temos, neste momento, cinco lojas, nomeadamente em Matosinhos, em Vila Nova de Gaia, em Santa Maria da Feira (Aveiro), em Paredes e no Funchal.

Quais são as perspetivas para o futuro?
CV: O ano 2017/2018 foi de aposta no franchising e os meus votos de 2019 é que seja o ano de estabilização, ou seja, nós precisámos de crescer sustentavelmente. O que nós pretendemos para 2019 é estabilizar quem abriu, quem apostou em nós, quem acreditou na nossa marca e apoiar ao máximo, dentro das nossas capacidades, no sentido de estabilizar estas lojas. 2019 será também o ano em que pretendemos que as nossas formações passem a ser reconhecidas, acreditadas e por isso estamos a dar os primeiros passos para a abertura da Escola CDC. Depois, em 2020, será para apostar novamente no crescimento e na abertura de novas lojas, principalmente no sul de país.

Consultório do Condomínio de Vila Nova de Gaia

Morada: Rua Francisco Alexandre Ferreira 113, 4400-269 Vila Nova Gaia
Email: gaia@consultoriodocondominio.pt
Contacto: 96 342 21 12