CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTARES CONTINUA A CRESCER

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade afirmou que foi registado um novo aumento do consumo de bens alimentares nos Açores, sendo este um sinal de que existe mais rendimento disponível para as famílias. Ricardo Medeiros falava durante uma visita à empresa Andrade, Alves & Filhos – Comércio, Importação e Exportação de Produtos Alimentares, Lda., que explora o supermercado ‘O Completo’ em Rabo de Peixe, no passado dia 29 de maio.

Conforme divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), o índice de vendas do comércio a retalho registou em abril, a preços constantes, uma variação mensal homóloga positiva de 11,6%, e trimestral homóloga igualmente positiva de 4,3%.

Verificou-se também um acréscimo de 4,13% relativamente à variação média nos últimos 12 meses, o que, de acordo com Ricardo Medeiros, “vem reforçar o facto de não se tratar de uma situação pontual” associada, por exemplo, a alguma festividade. Quanto ao consumo privado, as contas com cartão eletrónico atingiram no mês de abril o valor de 88.2 milhões de euros, o que representa um acréscimo homólogo de 12%.

Já os levantamentos em caixas ATM atingiram um montante total de 47.9 milhões de euros, mais 2,4% do que no mesmo mês do ano anterior.

Por outro lado, a soma dos pagamentos em terminais TPA e dos levantamentos em ATM também cresceu relativamente ao período homólogo, registando-se uma taxa de 8,4%, “o que, mais uma vez, indica que as famílias têm mais rendimento disponível”, diz o governante.

O detentor da pasta do Apoio ao Investimento e à Competitividade afirma que “a Região tem consolidado o seu crescimento económico, que tem gerado mais riqueza e projetado mais e melhor emprego, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições dos açorianos e das empresas”.

A remodelação do supermercado explorado pela empresa Andrade, Alves & Filhos foi apoiada pelo sistema de incentivos Competir+. Atualmente conta com 18 funcionários e é uma das Pequenas e Médias Empresas líder dos Açores