CUSTOS DAS PPP DISPARAM

As concessões da Douro Interior, Transmontana, Litoral Oeste e Baixo Alentejo levaram ao aumento em 77% dos gastos do Estado com as PPP, revela o Jornal de Notícias.

Até ao final do ano passado, o Executivo terá gasto 1,7 mil milhões de euros com as parcerias público-privadas (PPP), o valor mais elevado desde a criação destas concessões, segundo o Jornal de Notícias.

As auto-estradas Transmontana, Douro Interior, Litoral Oeste e Baixo Alentejo levaram ao aumento em 77%, cerca de 203,5 milhões de euros, dos custos do Estado no terceiro trimestre de 2016, avança o mesmo jornal na edição desta terça-feira, 24 de Janeiro.

O Ministério das Finanças explicou que “o valor da execução acumulada a 30 de Setembro foi de 1179 milhões de euros”, o que representa 69% da execução prevista no Orçamento do Estado de 2016.

O JN sublinha ainda que apesar de a despesa ter disparado com estas quatro auto-estradas, o Executivo não prevê nenhuma derrapagem do défice, relembrando as declarações de António Costa relativas ao PIB ficar abaixo de 2,3%, cumprindo as metas de Bruxelas.

E de acordo com o OE para 2017, os gastos com as PPP deverão começar já a baixar este ano, estando prevista uma queda de perto de 47 milhões de euros para 1684 milhões de euros.