Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, na Diocese do Porto, exatamente a terra do primeiro Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.
Em 1995 foi para o Seminário Maior do Porto e foi ordenado sacerdote em 2001. Nomeado bispo auxiliar de Lisboa, a 1 de março de 2019, pelo Papa Francisco, foi ordenado bispo, a 31 de março de 2019, no Porto.
O novo bispo de Setúbal tem como lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), tornou-se conhecido do publico em geral na Jornada Mundial da Juventude onde ainda hoje é o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
No dia 9 de julho deste ano, o Papa anunciou a criação de D. Américo Aguiar, então bispo auxiliar de Lisboa, como cardeal. O consistório (celebração) está marcado para 30 de setembro, no Vaticano; com 49 anos de idade, o bispo será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no pontificado de Francisco.
Tem também um livro publicado ‘Um padre na aldeia global – Evangelização e o Desafio das Novas Tecnologias’ (2014), da investigação para o curso de Mestrado em Ciências da Comunicação.
Deu uma entrevista a Agencia Ecclesia que pode ser vista em :