O Dia da Marinha 2021 foi assinalado, no passado dia 20 de maio, através da realização de diversas atividades no arquipélago dos Açores, nomeadamente a inauguração da exposição “Marinha nos Açores”, que esteve patente no Centro Comercial Parque Atlântico de Ponta Delgada, a cerimónia militar da deposição de uma coroa de flores em homenagem aos Marinheiros mortos em combate e de todos aqueles entretanto falecidos, no Padrão aos Mortos da Grande Guerra de 1914 a 1918, em Ponta Delgada e atividades náuticas de vela e remo, que decorreram nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Faial.

 

 

As comemorações do Dia da Marinha 2021 decorreram, no passado dia 20 de maio, no arquipélago dos Açores.

No período da manhã realizou-se uma cerimónia militar de deposição de uma coroa de flores, em honra aos Marinheiros mortos e feridos em combate, no Monumento aos Marinheiros Mortos na Primeira Grande Guerra, junto à Muralha do Forte de São Brás, em Ponta Delgada, que A foi presidida pelo Comodoro Miguel Nuno Machado da Silva, Comandante da Zona Marítima dos Açores, na presença do Padre Duarte Manuel Espírito Santo de Melo, Pároco da Igreja de São José.

No âmbito das celebrações realizou-se a Missa de Sufrágio, na Igreja de São José, em Ponta Delgada, em homenagem a todos os militares da Marinha que estiveram e estão ao serviço do país e foi inaugurada a exposição intitulada “Marinha nos Açores”, que esteve patente no Centro Comercial Parque Atlântico de Ponta Delgada.

Neste contexto, também decorreram atividades náuticas de vela e de remo nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Faial, promovidas pelos clubes navais das respetivas regiões.

Por conseguinte, na ilha de São Miguel, o Clube Naval de Ponta Delgada organizou provas de vela ligeira, windsurf e de vela cruzeiro, tendo-se procedido à entrega de prémios na presença do Comandante da Zona Marítima dos Açores, do Capitão do Porto de Ponta Delgada e da presidência do referido Clube.

Por sua vez, na ilha de Santa Maria, o Clube Naval de Santa Maria promoveu uma regata de vela para jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos. Os vencedores foram agraciados pelo adjunto ao Capitão de Porto de Vila do Porto e pelo instrutor de vela do Clube.

Já na ilha Terceira, o Angra Iate Clube organizou provas de vela cruzeiro, com o percurso entre as cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e vice-versa. Por sua vez, o Clube Náutico de Angra do Heroísmo promoveu provas de canoagem e de vela ligeira, com a participação de diversos escalões. A entrega de prémios contou com a participação do Capitão de Porto da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo e os respetivos representantes dos referidos Clubes.

Na ilha do Faial, o Clube Naval da Horta realizou provas de canoagem, vela cruzeiro e vela ligeira, com a participação de diversos escalões. Os prémios foram entregues pelo adjunto ao Capitão de Porto da Horta e pela presidência do Clube.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com