Visitarte é o festival de artes em casas rurais, que incentiva as pessoas a conhecerem melhor uma localidade da ilha do Pico. Sexta, 27 de abril, o Dia Mundial do Design Gráfico, deu arranque à segunda edição desse projeto da MiratecArts, que este ano convida à aventura na freguesia de São Mateus.
Programação para os miúdos e graúdos à volta da arte do grafismo abriu o Visitarte, na Escola Básica 1 São Mateus / São Caetano e na Junta de Freguesia de São Mateus.
“A programação para os mais pequenos foi um grande sucesso” diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts. “Ensinar matéria escolar através das artes incentiva muito mais os nossos jovens.”
Assim, o diretor pretende encerrar o festival também dedicado aos mais novos com atividades na loja de artesanato Picoartes, terça 1 de maio pelas 17h30. “Enquanto os mais velhos podem saborear chás e conversar entre as rendas e peças de arte, os mais pequenotes têm a oportunidade de participar em atividades culturais artísticas no local” explica Terry Costa.
O fim de semana foi recheado de programação por toda a freguesia de São Mateus a marcar, cada dia, com a temática do dia mundial que se celebra. Sábado, 28 de abril foi o Dia do Sorriso e o projeto Sorrisos de Pedra, de Helena Amaral, que celebrou o seu terceiro aniversário com a inauguração de uma nova série de esculturas, no Parque Padre Joaquim Vieira da Rosa.
Domingo, Dia Mundial da Dança foi dia de uma apresentação, que vai do contemporâneo ao tradicional na Aldeia dos Caldeirões – um local muito pitoresco e exemplar do festival – onde a audiência foi convidada a percorrer a propriedade, com várias casas.
Ainda no domingo, houve uma visita ao Retiro dos Cabritos e segunda, 30 de abril, Dia Internacional do Jazz, vários músicos acompanharam o público entre as propriedades The Wooden House e Adega JB, onde mais surpresas artísticas aconteceram.