“É A PRINCIPAL OBRA QUE EU DEIXO NA JUNTA DE FREGUESIA”

Criada a 5 de outubro de 2015, a Academia Sénior de Pedroso e Seixezelo tornou-se uma resposta estruturante no combate ao isolamento social e na promoção do envelhecimento ativo. Oferecendo à população mais idosa uma ocupação diária e dinâmica dos tempos livres, esta instituição contempla 13 disciplinas, que se constroem em torno de 30 turmas, totalizando cerca de 500 alunos em todas as atividades, que vão muito além da sala de aula. Em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, Filipe Silva Lopes, presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo e da Cooperativa Viver Pedroso, falou sobre o impacto deste projeto, que promove o bem-estar físico e psíquico dos mais idosos. Não escondendo o orgulho que sente quando vê os alunos a atuarem nos eventos do território, o edil frisou que a Academia Sénior “preveniu muita coisa” e “trouxe saúde”. Salientando a importância da envolvência com a comunidade, o autarca garantiu, ainda, que a continuidade deste projeto está assegurada, mesmo após o término do seu mandato.

 

 

Qual é a história da fundação da Academia Sénior de Pedroso e Seixezelo?

A ideia da criação da Academia surgiu em 2014 e ela arrancou em 2015. Este projeto não estava no meu programa quando me candidatei à Junta de Freguesia, mas foi uma necessidade que eu fui sentido por parte da população, um vazio. Nós somos uma população envelhecida, como é todo o país, e senti da parte da população dessa faixa etária uma grande vontade de querer estar ocupada, de querer aprender, de querer também ensinar, conviver e surgiu a ideia de criarmos uma Academia Sénior e fomos ver um exemplo não aqui em Gaia, noutro concelho e decidimos profissionalizar a Academia Sénior, porque há muito a ideia de que os professores devem ser voluntários, mas nós, desde o primeiro dia, que não praticamos isso. Foi um projeto que agarrámos com muito entusiasmo, com muita alegria e a ideia surgiu um bocadinho assim, no seio da Junta de Freguesia. Mas, hoje, está numa instituição, para ser mais fácil de operacionalizar o dia a dia, dada a dimensão que este projeto alcançou.

 

Para além de colmatar um vazio que havia, ao nível de respostas para a população sénior, no território, que outros objetivos estiveram na base da criação deste projeto?

Nós temos na freguesia algumas respostas para a população sénior, mas respostas muito curativas e nós queríamos, aqui, uma resposta que fosse preventiva e que desse às pessoas um espaço de convívio regular e não uma vez por semana ou uma hora por semana, que fosse durante todos os dias da semana, mediante as disciplinas nas quais cada um se quisesse escrever. Com o passar dos anos e o desenvolvimento do projeto, o que nós temos vindo a assistir é desde a criação de grupos de música, que nasceram nas turmas da Academia Sénior, e ainda no outro dia um desses grupos, Os Sonhadores, foi atuar numa festa, aqui, da freguesia, que é essencialmente dos alunos da turma de Instrumentos Musicais e eu sinto uma satisfação enorme de ver o convívio e as amizades que se fizeram. Eu lembro-me de quando fizemos um colóquio em que o tema era a ocupação sénior e as respostas que as universidades e as academias davam e uma das pessoas que interveio nessa conferência falou que estava numa profunda depressão e que, entretanto, veio para a Academia Sénior, inscreveu-se nas disciplinas praticamente todas e, hoje, tem uma vida completamente diferente e uma grande alegria de viver. Portanto, este é daqueles projetos que faz mesmo falta e no qual vale mesmo a pena investir, porque vê-se no dia a dia a alegria com que as pessoas vêm para a Academia Sénior.

 

Quantos alunos frequentam esta Academia?

Atualmente, temos cerca de 500 alunos distribuídos pelas várias disciplinas. Este é o ano em que temos mais alunos. Na altura, começamos com quase 200, mas depois na altura da Covid-19 houve alguma estagnação, mas tem sido um número que tem vindo a aumentar. Porém, estamos quase no limite da capacidade do projeto, porque não conseguimos aumentar muito mais.

 

Frequentando a Academia Sénior, os mais velhos de Pedroso e Seixezelo podem, ao longo da semana, estar ocupados com dezenas de disciplinas.

Sim, nós temos 13 disciplinas e quase 30 turmas, porque há disciplinas que têm mais do que uma turma, devido à procura, principalmente a Hidroginástica, Hidroterapia, Natação, Informática, Ginástica e Yoga, temos várias turmas nessas disciplinas. Mas, sim, são atividades que têm horários definidos e nós tentamos não sobrepor umas disciplinas às outras, para que quem quiser praticar tudo possa ter essa possibilidade ao nível de horário, mas é os dias todos e, para além disso, também temos atividades extra-aulas, como por exemplo, ainda recentemente tivemos uma subida do Rio Douro, atividades de bowling, no âmbito da aula de Ginástica, a atuação da turma de Instrumentos Musicais nos festivais da freguesia e nas festas de Natal também promovidas por outras instituições e outras freguesias que nos convidam. Por isso, temos uma dinâmica que não se resume só à sala de aula, onde estão ali, não, a ideia é que depois também consigam demonstrar à comunidade aquilo que aprendem no seu dia a dia. Acredito que também é esse um bocadinho o segredo do sucesso, porque se fossem só aulas e não conseguissem demonstrar o que conseguem fazer aos filhos e familiares seria um bocadinho triste. Paralelamente, também organizamos a Gala da Academia Sénior, no dia 5 de outubro, que foi a data na qual foi, finalmente, iniciado o projeto. Este ano, decorrerá a décima gala, onde praticamente todas as disciplinas atuam e temos, ali, cerca de 500 pessoas a assistir e a ver a dimensão e a grandiosidade deste projeto.

 

Esta é uma Academia que é de Pedroso e Seixezelo, mas que já extravasa há muito tempo as fronteiras destas localidades.

Nós temos alunos de Grijó, Avintes, Canelas, Sandim, Olival, Lever e Crestuma e Oliveira do Douro. Não sei de temos alunos de outros concelhos, mas de Vila Nova de Gaia temos de várias freguesias, portanto, não há um barrar para ser só de Pedroso e Seixezelo, logo, desde que não coloque em causa um lugar para uma pessoa da freguesia, nós aceitamos qualquer aluno.

 

O trabalho que é desenvolvido também é muito importante, porque combate não só o isolamento social, como promove, nomeadamente, a estimulação cognitiva, a mobilidade e a motricidade fina. Podemos depreender que é só vantagens frequentar a Academia Sénior?

Sim, sem dúvida que sim. Nós vemos que nas turmas onde o exercício físico é o principal fator, temos muita procura. Mas, também temos procura noutras disciplinas como o inglês e a informática, por exemplo, a minha mãe, a quem a vida não proporcionou a fazer grande formação, inscreveu-se na informática numa altura inicial, quis aprender o básico, para poder trabalhar no computador, enviar um e-mail, utilizar as redes socias e fazer chamadas pelo Skype, como também esteve no inglês a aprender o básico. Também me recordo de um senhor que veio para o inglês, porque o filho estava emigrado e os netos falavam inglês e o objetivo dele era conseguir comunicar com eles e ainda frequenta esta disciplina. Logo, são inúmeras as mais-valias, desde o atelier de pintura onde eles fazem trabalhos brutais e depois até alguns deles conseguem vendê-los. Como tal, há, aqui, uma envolvência enorme no dia a dia deles e eles gostam muito. Temos alunos que estão desde o início da Academia e vê-se a evolução que tiveram de alegria, de capacidade de diálogo, de fazer novos amigos, depois criam grupos nas redes socias onde marcam jantares e almoços entre eles. Portanto, eu só tenho de ficar contente e esperar que continuem com essa vontade por muitos anos.

 

A aproximação do fim do seu último mandato tem gerado alguma inquietação junto dos alunos da Academia Sénior, uma vez que receiam que isso represente o fim deste projeto. Diria que a continuidade está assegurada?

Este é um projeto que não pode ter fim. Por isso mesmo é que há uns anos desta parte, em 2019, criou-se a Cooperativa Viver Pedroso, que integra a Academia Sénior, para evitar esse risco. Por isso, o projeto não está ligado à Junta de Freguesia, não porque tivesse receito de quem me irá substituir, porque as pessoas escolhem o melhor e acho que o melhor terá de fazer melhor do que eu, mas muitas vezes não é questão de ser melhor ou pior, muitas vezes é uma questão de prioridades, que a pessoa que pode aqui chegar poderá ter. Portanto, a Junta de Freguesia é apenas um parceiro, tal como são parceiras as empresas e as outras instituições da freguesia são parceiras desta cooperativa, onde também há eleições. Neste momento, também sou presidente da Cooperativa Viver Pedroso, mas não quer dizer que vá lá estar toda a vida, pois seguramente não estarei. Contudo, posso dar a garantia de que o projeto será para continuar, porque não tem a ver com a vontade política de quem momentaneamente estará na Junta de Freguesia, por isso eu tento dizer isso aos alunos, sei que eles têm sempre aquele receio, porém eu acho que é mais o receio de eu sair da Junta do que a Academia acabar, mas posso tranquilizá-los de que o projeto não irá acabar.

 

A aproximação da Academia Sénior à comunidade também tem um impacto muito positivo junto dos alunos.

A Academia é muitas vezes convidada para ir atuar, nomeadamente, no Dia da Família, nas escolas, aliás, mesmo o Jumbo – Jardim Infantil, que este ano fez 50 anos, tem no seu plano de atividades um conceito intergeracional e nós temos ido lá com as turmas todas. Posso dizer-lhe que sempre que vamos às escolas ou ao Jumbo eu tento estar sempre presente, porque, efetivamente, é um projeto que me dá muito gozo acompanhar e ver a alegria quer dos nossos seniores, quer dos mais pequenos. Eu acho que quando há uma envolvência entre várias instituições, aquilo que fazemos de bem, também conseguimos demonstrar aos outros.

 

A pensar nos mais velhos, a Junta de Freguesia também criou o Cartão Sénior Pedroso e Seixezelo. Quais são os benefícios?

Trata-se de um projeto que foi criado há um ano e pouco a esta parte. Nós temos o projeto “Um bebé… um Futuro” e temos uma grande sinergia e uma grande proximidade com as empresas e, então, eu pensei em tenar criar alguma fidelização entre a freguesia e os fregueses, estabelecendo pontes. Então, falamos com os nossos parceiros e com outros parceiros e tivemos uma adesão brutal, aliás, é só ir ao site da Junta de Freguesia e ver os parceiros que temos e quais as condições de desconto que cada parceiro oferece para quem possuir o cartão e, neste momento, temos mais de 500 seniores que já aderiram ao cartão e, efetivamente, vale muito a pena, desde na parte da restauração, onde dá descontos diretos, ou, por exemplo, no Centro Agrícola de Pedroso, com descontos na aquisição de produtos, porque ainda há um número considerável de pessoas que têm o seu quintal e muitos vão lá usufruir desse desconto. Também, temos uma clínica de ortopedia que estava a fazer ao contrário, dizia aos seniores para virem à Junta aderir ao cartão para terem acesso a um desconto. Portanto, mesmo as empresas já procuram a Junta de Freguesia para se vincularem aos nossos projetos. Logo, há descontos diretos nos ginásios, na restauração, no vestuário, nas sapatarias, nas clínicas dentárias e nas farmácias. Eu acho que uma comunidade é forte quando estamos todos a remar para o mesmo lado e é isso que nós temos vindo a fazer, enquanto comunidade em Pedroso e Seixezelo.

 

Que outras iniciativas foram pensadas por este executivo tendo em vista a promoção de uma melhor qualidade de vida para os seniores do território?

Ainda recentemente inaugurámos um Parque de Equipamentos Bio Saudáveis, no Parque das Corgas, em Seixezelo e eu queria muito, antes de ir embora, inaugurar mais dois ou três, porque efetivamente hoje vê-se muito, e ainda bem, a preocupação com fazer caminhadas e exercício físico e, mais do que isso, muitas vezes também é importante exercitar de uma forma mais completa todos os músculos do corpo humano. Depois, também temos o Posto de Enfermagem, que não foi diretamente vocacionado para a população sénior, mas claramente que os principais utentes são dessa faixa etária. Contudo, felizmente, a Academia Sénior preveniu muita coisa, acho que a Academia Sénior proporcionou uma melhoria do bem-estar das pessoas, da qualidade de vida das pessoas e acho que até trouxe saúde para muitos dos casos dos nossos alunos.

 

Qual é a mensagem que gostaria de transmitir?

Eu gostava de dizer a todos os alunos da Academia Sénior que tenho mesmo muito orgulho neles. Eu sei que eles sentem isso diariamente e que podem estar descansados, porque a Academia Sénior não está em risco, têm a palavra do presidente da Cooperativa Viver Pedroso, por isso, que continuarei a ser para lá das eleições autárquicas e esperar que a Academia continue com este ritmo, que possamos em conjunto até abrir outro tipo de disciplinas. Também sabem que podem contar sempre comigo para aquilo que for necessário, porque efetivamente acho que é um projeto que valeu muito a pena e é a principal obra que eu deixo na Junta de Freguesia.

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE