A Escola Profissional da Ribeira Grande comemorou, no passado dia 9, o Dia da Europa com uma palestra proferida pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, sobre o tema “A União Europeia: História e Desafios”.
A iniciativa partiu dos alunos do 2º ano do curso Técnico de Turismo e do formador Nuno Costa e contou ainda com uma exposição intitulada “Danças Tradicionais da Europa” e uma peça de teatro, “O Rapto da Europa”, apresentada pelas alunas Carolina Barão, Filipa Teles e Inês Silva, com encenação de Tiago Silva e narração de Nuno Costa.
Durante a palestra, Rui Bettencourt convidou os jovens a exercerem a sua cidadania europeia, participando ativamente no projeto europeu, além de ter abordado a atual situação da Europa, recordando as suas raízes, história e pais fundadores, destacando ainda as especificidades e mais valias das Regiões Ultraperiféricas no contexto europeu e mundial, bem como os desafios que se apresentam para o futuro.
“Tudo isso que foi feito com Homens, está a decorrer e não acabou. É convosco agora. Agora são vocês, é o vosso tempo para fazer face aos desafios. Desafios da qualificação, da união, que se vão colocar no aproximar das remunerações, da construção da Europa social, em tudo isso há que trabalhar”, afirmou o Secretário Regional.
Também o diretor da Escola Profissional da Ribeira Grande, Gui Martins, aproveitou o momento para salientar a importância da comemoração deste dia, atendendo à ligação que a escola tem com a União Europeia, reforçando a relevância dos apoios comunitários para a sua sustentabilidade.
Por sua vez, o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, que também marcou presença no evento, sublinhou a importância da Escola Profissional para o desenvolvimento do concelho e da região, lembrando a aposta da autarquia em apoiar novas formações em áreas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.
“A autarquia vai alocar uma verba no orçamento de 2019 para fazer face às formações profissionais que são necessárias realizar e que vão dar resposta às necessidades que o mercado de trabalho vai ter num futuro próximo”, afirmou o presidente, explicando que estas formações “visam colmatar as carências identificadas tendo por base a procura que já se verifica por parte dos investidores que estão a construir novas unidades hoteleiras no concelho”.
“Vamos garantir o financiamento necessário para que as formações profissionais necessárias sejam uma realidade, suprindo assim uma lacuna existente. Estamos a falar em cursos diretamente relacionados com a atividade hoteleira, nomeadamente andares, mesa/bar, restauração e cozinha”, acrescentou, desafiando os jovens a “agarrarem esta oportunidade”.
Na cerimónia estiveram ainda presentes a diretora regional do Emprego e Qualificação Profissional, Paula Andrade, o assessor Nuno Tomé em representação do eurodeputado Ricardo Serrão e o assessor Paulo Nascimento Cabral em representação da eurodeputada Sofia Ribeiro.