A primeira edição do “RIO TINTO Reino do Natal” decorreu entre os passados dias 13 e 15 de dezembro, com entrada gratuita, na Quinta das Freiras. Com o objetivo de agregar a comunidade riotintense em torno do espírito natalício, a Junta de Freguesia voltou a promover esta iniciativa, que contemplou inúmeros pontos de diversão, desde a tradicional Exposição de Árvores de Natal Solidárias, Parada do Pai Natal e o Mercadinho, que trouxeram animação, magia e muitas surpresas, atraindo milhares de pessoas ao território.
Depois da inauguração da iluminação de Natal e do presépio, a Quinta das Freiras acolheu, entre os passados dias 13 e 15 de dezembro, a segunda edição do “RIO TINTO Reino do Natal”, promovida pela Junta de Freguesia. Com acesso gratuito, este evento contemplou inúmeras atividades que honraram o espírito natalício e atraíram milhares de pessoas ao território riotintense.
A iniciativa foi inaugurada no passado dia 13 de dezembro, com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Rio Tinto e a tradicional Exposição das Árvores de Natal Solidárias, que foram produzidas pela comunidade escolar, movimento associativo e parceiros da Comissão Social da Freguesia e estiveram sujeitas a concurso. As três árvores mais votadas, entre as 40 participantes, receberam um prémio, tendo sido, ainda, atribuída uma Menção Honrosa à que obteve mais “Gostos” no Facebook da Freguesia de Rio Tinto, até às 24 horas do dia 23 de dezembro. “É um momento de partilha e em que a comunidade toda, na sua diversidade, se junta para fazer uma árvore de Natal, que em conjunto compõe uma exposição fantástica, mas mostra, também, muito do trabalho e dedicação que cada uma das entidades e das pessoas envolvidas colocam não só em prol do Natal”, sublinhou Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto.
Por outro lado, o dia 14 de dezembro, foi dedicado aos mais pequenos e aos graúdos com a Parada do Pai Natal e a abertura do Mercadinho de Natal, no qual os visitantes tiveram a oportunidade de comprar alguns presentes e degustar produtos confecionados por associações riotintenses. Durante a tarde, a população teve a oportunidade de assistir aos espetáculos protagonizados pelo Infantário A Fisga, Academia em Movimento, Associação Amizade e Infantário O Teu Filho, assim como de assistir ao Conto de Natal e participar no workshop “Vamos Mexer com as Estrelas”. “A Parada contou com largas dezenas de figurantes. Nós aumentamos o percurso, pelo que fez a avenida principal quase na totalidade e chegou com pompa e circunstância ao Reino do Natal. Foi um momento mágico para as crianças e para os adultos, que foram recebidos com algodão doce e pipocas. A casa do pai Natal também fez as delícias dos mais pequenos”, contou o edil.
A animação do último dia do evento iniciou à tarde, com o Colégio Carrocel Mágico, seguindo-se o Conto de Natal, que antecedeu o workshop “Decoração de Bolachas de Natal”. Mais tarde, a Academia em Movimento animou os presentes, sucedendo-se a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rio Tinto. Além disso, o pai Natal e os seus duendes estiveram disponíveis para ouvir os pedidos e tirar muitas fotografias num dos ex-libris da freguesia, o Torreão. No final do evento, a autarquia convidou, ainda, os visitantes a visitarem o presépio natalício, situado junto à Igreja Matriz da localidade.
Assegurando que o balanço foi extremamente positivo, Nuno Fonseca ressaltou que voltamos a ter uma iniciativa de Natal, mas principalmente o que tivemos foi a chegada do pai Natal, às ruas de Rio Tinto, assim como uma grande parada, que foi fantástica e o momento alto deste evento”.
Não escondendo que “espero que seja mais um Natal em comunidade e que os riotintenses consigam encerrar 2024 da melhor forma e ganhar ânimo e energia para enfrentar o ano de 2025”, o autarca desejou que “toda a gente tenha aquilo que, efetivamente é o mais importante, que não são coisas materiais, são as pessoas, estar em família e com aqueles que lhes servem de apoio durante o ano todo e que o período do Natal simbolize, efetivamente, aquilo que o Natal simboliza, que é a festa da família, dos amigos, da partilha de laços e isso é a parte mais importante”.
Afiançando que espera que “2025 seja um ano de encerramento”, Nuno Fonseca enalteceu que “para mim, é um ano da minha vida de encerramento. Portanto, encerro a missão que me foi atribuída, de estar à frente dos destinos da Junta de Freguesia de Rio Tinto, durante 12 anos, e como tal, espero que, para mim, seja um bom ano de encerramento e que as peças sejam lançadas para o futuro, passando a pasta da melhor forma possível a quem vier a seguir a mim”.
Por fim, o edil frisou o amor que sente pela terra que o viu nascer, garantindo que “não há ninguém que goste de Rio Tinto mais do que eu. Podem gostar tanto, mas duvido que gostem mais. Portanto, eu quero sempre mais e melhor e espero que quem venha a seguir a mim traga exatamente esta dinâmica, isto é, que pegue naquilo que nós fizemos durante este período e aproveite o que é de aproveitar, que melhore o que é possível melhorar e que faça novo, o que é preciso fazer, porque a vida não para e o mundo continua. Logo, espero continuar a olhar para Rio Tinto e sentir um grande orgulho pela freguesia e pela cidade onde nós estamos”.