FANFARRA DE VILAR A LUTAR POR UM SONHO

A Fanfarra de Vilar de Andorinho ( ARCFVA – Juventude Associativa Recreativa Cultural Fanfarra de Vilar de Andorinho) foi fundada a 1 de março de 2017 e é constituída por 50 elementos, com idades entre os  4 anos e os 65 anos.

 

A ideia de ser formada partiu de um Grupo de Amigos de várias Freguesias de Gaia que já tinham participado em outras fanfarras e se juntaram e criaram esta tão bonita Fanfarra, onde vários elementos são família, mas o espírito que permanece entre todo o Grupo é essencialmente união e espírito de família.

Aceitam toda a gente porque todos têm de ter a mesma oportunidade. A única coisa que exigem é gosto e o “ bichinho” por tocar ou fazer parte da Fanfarra com alma e amor à camisola.

A Direção é constituída por Mulheres. Presidente – Patrícia Magalhães,  Vice- Presidente –  Rosa Fernandes, Tesoureira – Ângela Ferreira, Secretárias –  Ana Magalhães e Soraya Luís e vogais.

Começaram a sua atividade cultural na Associação de Moradores de Vila d`Este e tiveram o apoio da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho que ofereceu a Farda e em troca a disponibilidade da participação da Fanfarra na Freguesia.

O percurso de existência ainda é pequeno mas recheado de saídas e atuações. A Fanfarra é tão empenhada que dá tudo quando faz a sua demonstração e o resultado é positivo que são requisitados para o novo ano.

Os ensaios tão necessários têm de ser feitos e alguns moradores começaram a ficar incomodados com o barulho e foi necessário sair da Associação que os acolheu e atualmente estão na Associação Cultural e Recreativa São João da Serra em Vilar de Andorinho, onde podem ensaiar e têm um pequeno espaço que lhes foi cedido.

As deslocações são muitas e a vontade de demonstrarem aquilo que mais gostam de fazer que são as participações para o público é a motivação que os move para seguir em frente. Evoluir com gosto para tentar fazer sempre o melhor. A Fanfarra criou o seu próprio Hino que é tocado e cantado pelo Grupo e é sem dúvida alguma motivo de orgulho, como levar o nome da Freguesia o mais longe possível.

As procissões são para onde são mais requisitados além das da Freguesia como a Procissão de São Lourenço e da Nossa Senhora do Rosário, Festa da Cebola e toda atividade Cultural de Vilar de Andorinho que seja necessário a Fanfarra está presente de coração.

Participaram na Procissão em Honra de Santa Bárbara e São Leonardo de Galafura nas Festas de Boelhe em Penafiel; Procissão Santo Isidro de Afonsim; Procissão das Festas de S. Bento das Peras e S. Cristovão em Rio Tinto;Festa da Senhora dos Remédios em Roriz Barcelos; Procissão da Nossa Senhora das Neves nas Festas de Aver-o Mar na Póvoa do Varzim; Festa de Fermentões em Montalegre; Avintes , Madalena; Canelas onde fizeram uma romagem ao cemitério local a pedido da Associação Recreativa de Canelas aos Sócios falecidos; Elementos da Fanfarra participaram nas Rusgas de Gaia pelo Grupo Mérito Dramático Avintense que conquistou o 1º lugar; participaram no Carnaval de Avintes e toda a Fanfarra se divertiu e fez feliz quem estava assistir pela alegria, e boa disposição que envolveu todo o Grupo, etc.

Os Patrocínios são fundamentais para “ segurar “ todo esta movimentação porque nos dias de Hoje o Associativismo está a deparar-se com sérias dificuldades e o carinho expresso pela direção de quem os ajuda a levar a bom porto o sonho de participar numa Fanfarra que se orgulha da sua essência da sua dedicação só é possível com ajuda dos seus Patrocinadores e eles são :

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho; Funerária Nortenha; Dream Media; Petrovanca; Supermercados SPAR Oliveira do Douro – Avintes ; Sabores do Norte; Fotografia “Laidinha” ; Mercado Joaquim Sousa; Mini Mercado Pinto de Laborim ; Farinheiro de Vilar de Andorinho “ Ceifa Comércio de Alimentação Animal “Zeska – Sacos de Desporto ; Drogaria Jorginho Oliveira do Douro; Playoff – Equipamento Desortivo de Oliveira do Douro; Pneus de Lijó; Solicitadora – Flávia Constantino de Vila D`Este ; MGC – Transportes etc.

Nos dias de hoje o Covid-19 afetou tudo e todas as Coletividades que foram encerradas, saídas canceladas e todo o envolvimento Associativo está parado e a tentar sobreviver. Manter a calma com a esperança de melhores dias recheados de atividades , carinho , convívio e boa disposição que tão bem carateriza a Fanfarra de Vilar de Andorinho.

O sonho continua à espera de ser realizado sempre ou com mais convicção do que antes. O objetivo é adquirir uma sede com condições e espaço onde possam ensaiar sem incomodar, e que o autocarro possa entrar no espaço da sede para os elementos entrarem nele com segurança e com tempo necessário para acomodar os instrumentos e tudo o que é necessário para uma saída.

A Direção e todos os elementos da Fanfarra de Vilar de Andorinho estão a lutar pelo mesmo sonho, com garra, amor à camisola, alegria, determinação e sobretudo muito empenho, por isso é caso para dizer :

Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce! “