FILME PORTUGUÊS MAIS GALARDOADO DO ANO CHEGA AO PICO

O Ornitólogo de João Pedro Rodrigues é apresentado na ilha do Pico na programação do Azores Birdwatching Arts Festival. A noite de cinema, a acontecer na terça-feira, 7 de novembro, pelas 21h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, traz à ilha montanha o filme português mais galardoado do ano.

De 6 a 12 de novembro, eventos culturais e artísticos e ainda aventuras na temática de observação de aves preenchem uma programação recheada para todas as idades.

Fernando, um ornitólogo solitário, é engolido pelos rápidos quando descia um rio perdido no Norte de Portugal, em busca de cegonhas pretas, uma espécie ameaçada. Salvo das águas por duas chinesas em peregrinação a Santiago de Compostela, penetra numa floresta sombria e misteriosa ao tentar regressar onde partiu.

Mas, pouco a pouco, obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, surpreendem-no, violentam-no e conduzem-no a atos extremos que o vão transformar. Gradualmente, Fernando revela-se um outro homem: inspirado, múltiplo, e, finalmente, iluminado.

“O cineasta português João Pedro Rodrigues imagina um fresco prodigioso no seio de uma opulenta natureza povoada por um bestiário ambíguo” diz Libération de Paris, entre muitas críticas mundiais que abraçam o filme.

Das mais de 30 nomeações e prémios nacionais e internacionais destaca-se Melhor Filme – Grand Prize Chéries-Chéris 2016, International Cinephile Society Awards 2017, Black Movie Film Festival 2017; Golden Tulip, Istanbul Festival 2017, Melhor Realizador – Festival Locarno 2016, RiverRun 2017, e ainda “por seus visuais impressionantes, simbolismo ousado e abordagem única, gostaríamos de dar uma menção especial ao Ornitólogo de João Pedro Rodrigues”, Prémios Denver International Film Festival.

Audiências na ilha do Pico conseguem, assim, ter a oportunidade de ver um dos melhores filmes portugueses do último ano, no grande ecrã, algo raro de acontecer por estas partes mais remotas do país. Este tipo de programação satisfaz os objetivos da associação MiratecArts que, cada vez mais, apresenta o melhor da cultura artística do mundo na ilha com o ponto mais alto de Portugal.