O 53º Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Rancho Regional de Gulpilhares, realizou-se entre os dias 5 e 13 de agosto.
Este ano, Gaia contou com a presença dos grupos O’She Ryan Academy of Irish Dance da Austrália, Dance Troupe of Hebei University of Technology da República Popular da China e Song and Dance Group Lany da Polónia.
A gala de abertura do Festival realizou-se no dia 5 de agosto na Alameda do Sr. da Pedra e, a partir, dessa data os grupos andaram por diferentes festivais a apresentar a sua cultura, música e dança.
Sandim, Vouzela, Paramos, Gouveia, Soure e Viseu foram alguns dos locais escolhidos. O cais de Gaia também foi palco das atuações deste grupos, juntamente com grupos portugueses, nos dia 8,9 e 10 de agosto.
A componente social foi uma das novidades deste ano onde os grupos visitaram lares da Misericórdia de Gaia, animando a tarde dos utentes.
Como já é habitual, a interação entre os grupos e os gulpilharenses foi algo que não faltou com a realização da Noite das Nações, entre os dias 7 e 10 de agosto, onde cada grupo apresentou e ensinou danças e jogos do seu país.
Antes de cada grupo internacional, a atuação coube a grupos locais como o Coro Infantil do Menino Jesus, DreamDance, o Grupo de Cordas do Rancho Regional de Gulpilhares, o Grupo de Danças Andinas “INTICHASKI”, e ao cantor Porfírio Soares.
No fim da experiência, fica a saudade e a promessa de um retorno a Gaia. Os grupos agradeceram ao Rancho Regional de Gulpilhares toda a simpatia e toda a colaboração, frisando a excelente comida durante todas as refeições. As paisagens e o carinho da população por onde passaram foi algo que marcou os australianos, polacos e chineses que levam Portugal no coração.
Para a realização de mais um festival, o Rancho contou com o apoio da Junta da União das Freguesias de Gulpilhares e Valadares, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e de todos os patrocinadores.
A Associação CIOFF Portugal, a Federação do Folclore Português e a Federação das Coletividades louvaram o esforço e dedicação do Rancho por mais um ano, tendo sido o primeiro festival organizado pela a nova direção.
O 54º Festival Internacional de Folclore de Gulpilhares já está a ser pensado e a cerimónia de abertura acontecerá no primeiro sábado de agosto de 2018.