Pela primeira vez, a Gaia Vila Natal vai estar aberta ao público até ao final do ano. Com o mercado para comprar iguarias e prendas, não faltam para os mais novos as tradicionais atrações e a tão aguardada Casa do Pai Natal.
Foi inaugurada, no passado dia 30 de novembro, a Gaia Vila Natal, que estará aberta ao público até dia 31 de dezembro, no Centro Cívico e na PraÇa, nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho. Na mesma ocasião, ocorreu também a ligação das luzes de Natal, que iluminarão esta época festiva.
Com diversões gratuitas e mercado de Natal para toda a família, não faltarão razões para os gaienses passarem um ou muitos dias de alegria em pleno espírito natalício. De volta está também a Casa do Pai Natal, com várias presenças diárias do barbudo mais famoso do mundo, todos os dias, às 17 horas, e aos fins de semana, às 11h, às 15h e às 17 horas, bem como o carrossel francês, comboio de Natal e pista de gelo todos eles de entrada e utilização gratuita.
Na Casa do Pai Natal também haverá Contos e Histórias que levarão os mais novos a viajar com a imaginação. Com duração entre 30 a 45 minutos, terão lugar aos sábados e domingos, às 12h e às 16 horas e no dia 24 de dezembro, às 12h.
Para aconchegar o estômago e, também, fazer aquelas compras especiais nesta época, não faltará o Mercado de Natal, com guloseimas e prendinhas irresistíveis.
Na inauguração do espaço, esteve presente Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, acompanhado pela vice-presidente e por vários dos seus vereadores, bem como o presidente da Assembleia Municipal e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia, parceiro na idealização do evento. Na ocasião, o autarca agradeceu a “todos aqueles que permitiram que isto acontecesse” e adiantou que espera que os gaienses usem muito este espaço.
“Ao longo dos anos, o nosso objetivo tem sido o de criar um ponto de encontro, de lazer e familiar, com foco nas crianças e nos jovens, aproveitando este espírito de Natal que é sempre um espírito especial. Mas, é também, e não posso esconder, uma forma de ajudar a revitalizar, nesta altura especial, o comércio local e ajudar a lembrar que não precisam de ir para além do que é o nosso território para fazer as compras”, afirmou.
Eduardo Vítor Rodrigues lembrou ainda que tudo isto, que os gaienses podem usufruir de forma livre e gratuita, foi montado “com muito carinho”, mas “no quadro de uma baliza financeira”. “Tem de se perceber que os últimos anos têm sido de crescimento de custos nos mais variados níveis, mas para um município que há 10 anos não tinha sequer iluminações natalícias na Avenida da República, hoje poder ter este espaço é um orgulho e espero que ele possa crescer e ser cada vez maior e que se mantenha como um espaço de convívio e de encontro”.
Lembrando ainda os que, por vários motivos, não podem celebrar o Natal com este entusiasmo, o autarca fez ainda um apelo aos presentes. “Acho que este ano, mais uma vez, precisamos de olhar para este momento sempre com um nível de comparação. Hoje, estamos aqui felizmente tranquilos, com um sentimento de esperança e de futuro, ao passo que a 5 ou 6 mil quilómetros daqui há praças como estas que estão desertas pela iminência de uma sirene tocar e de caírem bombas. Portanto, se de alguma forma pudermos, com o nosso espírito natalício transmitir a todos que não podem celebrar o Natal, ou que têm o Natal constrangido, possamos transmitir a nossa solidariedade e por um bocadinho despir o nosso conforto e pensar neles”.
A Gaia Vila Natal estará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 14h às 20h, e aos sábados e domingos das 11h às 20h. A 24 de dezembro e a 31 de dezembro o horário será apenas das 11h às 16h, e a 25 de dezembro o espaço estará encerrado.