De acordo com o relatório «Norte Estrutura», divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Vila Nova de Gaia está na terceira posição, ao lado de Guimarães.
As empresas da região venderam para o estrangeiro mercadorias no valor global de 20,5 mil milhões de euros e Gaia foi responsável por 6,8% dessas exportações, num total de 139,4 milhões de euros.
O relatório, que identifica as tendências que marcam a evolução económica na região a médio e longo prazo, salienta, o facto de que, “mais de metade” do valor das exportações de mercadorias da região foi feita em oito dos 86 municípios do norte, nomeadamente: Vila Nova de Famalicão (9,5%), Maia (7,1%), Vila Nova de Gaia e Guimarães (6,8%), Santa Maria da Feira (6,4%), Braga (5,4%), Porto (5,1%) e Viana do Castelo (4,0%), totalizando 51,5% das exportações da região.
“Temos procurado impulsionar a economia do nosso município, com incentivos fiscais e outros para quem se instala ou expande no nosso concelho, e penso que os resultados estão à vista. É cada vez mais claro que vale a pena investir em Gaia”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Uma das apostas é o Go.On – invest in Gaia, que é conjunto de medidas para atrair investimento e promover a criação de emprego no concelho como o licenciamento zero (isenções nos processos de licenciamento), via verde para o investimento (agilização dos processos burocráticos) e reduções fiscais na derrama, na taxa de resíduos sólidos e na taxa de publicidade.