INICIATIVA REUNIU MAIS DE 40 PARTICIPANTES DE TODO O MUNDO

O BWRAG Safety Summit Açores 2019 realizou-se a 30 e 31 de março, no concelho da Ribeira Grande. Uma iniciativa da equipa do EDP Mar Sem Fim com a colaboração da Câmara Municipal da Ribeira Grande, que contou com a participação de mais de 40 participantes de todo o mundo, entre eles o recordista do Guiness da maior onda surfada, Rodrigo Koxa.

Inserido na quinta temporada do projeto EDP Mar Sem Fim, um projeto que foi criado com o objetivo de apoiar o surf e os surfistas de ondas grandes portuguesas, este evento reuniu os especialistas mundiais do BWRAG, representados pelos surfistas internacionais Danilo Couto, Kohl Christensen e por Brian Keaulana, especialista de segurança em ondas grandes do mundo, além de vários surfistas portugueses de ondas grandes.

O AUDIÊNCIA falou com João de Macedo, um dos fundadores do EDP Mar Sem Fim, que explicou que o Safety Summit Açores 2019 foi uma iniciativa “que celebrou as Expedições do EDP Mar Sem Fim no concelho de Ribeira Grande, especificamente na Praia da Viola e no Baixio de Santana”, sendo que duas ondas “grandes e perfeitas” foram ali “desbravadas e descobertas ao longo dos quatro anos de expedições que o EDP Mar Sem Fim organizou, sempre em parceria com a Câmara Municipal e com os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande”.

Neste âmbito, surge então a oportunidade de realizar o evento neste concelho. Um dos objetivos do Safety Summit Açores foi “dar conhecimento de mais alto nível para o desbravar destas ondas continuar, bem como os níveis de performance” através do treino de “nadadores-salvadores e responsáveis da autoridade marítima”.

Assim sendo, foram ensinadas e treinadas técnicas de segurança e salvamento que a prática do surf de ondas grandes ajudou a desenvolver e agora podem servir a comunidade.

No dia 29 de março o programa foi apresentado no Miradouro dos Palheiros, na Lomba da Maia, onde o presidente da Câmara Municipal mostrou o seu contentamento pela realização do BWRAG Safety Summit Açores na Ribeira Grande, afirmando que este “é mais um passo que damos na internacionalização do destino ‘Ribeira Grande – Capital do Surf’ e de todo o retorno que daí advém em termos de crescimento e desenvolvimento da economia local”.