À margem de uma visita à fábrica da INSULAC, na Ribeira Grande, João Ponte, Secretário Regional da Agricultura e Florestas, salientou o papel da indústria de lacticínios nos Açores “na inovação e transformação do leite em produtos que acrescentem valor”.
“Tal tem sido possível devido ao esforço de investimento na modernização que acaba por valorizar toda a fileira do leite e potenciar a conquista de novos mercados, que é um desafio estratégico partilhado pelo Governo Regional”, acrescentou.
João Ponte destacou, precisamente, o investimento da INSULAC na modernização e aumento da capacidade de produção e transformação dos produtos, sendo este um projeto que integra o conjunto de projetos que foram aprovados no âmbito do PRORURAL+, num investimento superior a oito milhões de euros.
Para o Secretário Regional, este investimento “demonstra a confiança da indústria no futuro do setor nos Açores”, cabendo agora à própria indústria “ajustar a sua produção às novas tendências dos mercados e às opções dos consumidores”.
João Ponte aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que está a ser preparada uma candidatura, no âmbito do CALL – Centro do Leite e dos Laticínios dos Açores, que será entregue nos próximos dias, “com vista à promoção em mercados internacionais dos produtos lácteos açorianos”.